turcatto banner principal

Pane elétrica afeta abastecimento de água em Cascavel e Santa Tereza do Oeste

Sanepar informa que sistema está em recuperação após falha na estação do Rio Cascavel e pede uso racional da água

Por Da Redação

Pane elétrica afeta abastecimento de água em Cascavel e Santa Tereza do Oeste Créditos: Geraldo Bubniak/AEN

Moradores de Cascavel e de Santa Tereza do Oeste enfrentaram problemas no fornecimento de água nas últimas horas. A Gazeta do Paraná recebeu diversas reclamações de consumidores relatando falta de água e baixa pressão nas residências.

Em nota divulgada nesta terça-feira (20), a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) informou que a situação foi causada por uma pane elétrica registrada na noite de segunda-feira (19), que paralisou a produção de água na estação de tratamento do Rio Cascavel. Segundo a companhia, durante a madrugada as equipes técnicas conseguiram resolver o problema e retomar a produção, dando início ao processo de recuperação do sistema.

Apesar da retomada, a Sanepar alerta que ainda podem ocorrer episódios de desabastecimento e oscilação de pressão em diferentes regiões dos dois municípios até a completa normalização. A empresa informou que setores prioritários, como unidades de saúde e educação, estão sendo atendidos com o auxílio de caminhões-pipa.

A companhia pede a colaboração da população para o uso econômico da água, priorizando atividades essenciais, como alimentação e higiene pessoal, para que o sistema se recupere mais rapidamente. De acordo com a Sanepar, os clientes que não possuem caixa-d’água adequada são os mais afetados durante situações de desabastecimento.

A orientação é que cada imóvel tenha reservatório com capacidade mínima de 500 litros, suficiente para suprir as necessidades dos moradores por pelo menos 24 horas, conforme normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Em caso de dúvidas ou para registrar ocorrências, os consumidores podem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente da Sanepar pelo telefone 0800 200 0115, pelo WhatsApp (41) 99544-0115, pelo aplicativo Sanepar Mobile ou pelo site oficial da companhia.

Acesse nosso canal no WhatsApp