RESULT

Maioria dos usuários de canetas emagrecedoras recupera peso após interromper tratamento, aponta estudo

Pesquisa com 1,2 milhão de pessoas mostra que 58% voltaram a engordar em até um ano após parar medicamentos como Ozempic, Wegovy e Mounjaro

Maioria dos usuários de canetas emagrecedoras recupera peso após interromper tratamento, aponta estudo Créditos: Cristian Camilo/Divulgação

Um estudo apresentado na Obesity Week 2025, em Atlanta (EUA), revelou que 58% dos usuários de canetas emagrecedoras — como Ozempic, Wegovy e Mounjaro — recuperaram o peso perdido em até um ano após interromper o tratamento. A análise, conduzida pelo endocrinologista Michael Weintraub, da Universidade de Nova York (NYU Langone Health), avaliou dados de 1,2 milhão de adultos entre janeiro de 2010 e junho de 2024.

Os resultados estão alinhados com estudos clínicos anteriores que já apontavam a retomada de peso após a suspensão da semaglutida, princípio ativo de Ozempic e Wegovy. Pesquisadores observaram que, quanto maior a perda inicial, maior também foi o reganho após o fim das aplicações. Alguns pacientes chegaram a recuperar todo o peso perdido em apenas um ano.

Entre os 18.228 participantes que pararam o tratamento após perder ao menos 5% do peso corporal — maioria com diabetes tipo 2 —, pouco mais da metade usava semaglutida; os demais utilizaram liraglutida ou tirzepatida, base do Mounjaro.

Os dados mostram que o peso voltou gradualmente: aumento médio de 4,5% após três meses sem o medicamento, quase 6% em seis meses e 7,5% depois de um ano. Em média, os pacientes usaram as medicações por pouco mais de oito meses antes de interromper o tratamento.

Com informações do R7

Acesse nosso canal no WhatsApp