Carnaval 2026: Viradouro vence Estandarte de Ouro 2026; confira os premiados
Além do prêmio principal, a vermelho e branco também conquistou a melhor comissão de frente
Por Bruno Rodrigo
Créditos: Eduardo Hollanda
A Unidos do Viradouro foi eleita a melhor escola do Grupo Especial pelo júri do Estandarte de Ouro 2026, premiação promovida pelos jornais O GLOBO e Extra. Na 54ª edição do prêmio, considerado o “Oscar do sambista”, a agremiação levou para a Marquês de Sapucaí o enredo “Pra cima, Ciça”, homenagem ao mestre de bateria Mestre Ciça.
O desfile destacou a trajetória e o carisma do sambista. Ciça participou da comissão de frente, percorreu a avenida de moto até encontrar os ritmistas posicionados no fim da escola e encerrou a apresentação regendo a bateria de cima de um carro alegórico, acompanhado da atriz Juliana Paes, que retornou ao posto de rainha após 17 anos. Ao deixar o último carro, na madrugada de terça-feira, o homenageado se emocionou ao ser cercado por componentes e torcedores.
Além do prêmio principal, a vermelho e branco também conquistou a melhor comissão de frente. Entre os destaques individuais, Julinho venceu como mestre-sala; Igor Sorriso, do Acadêmicos do Salgueiro, foi eleito melhor puxador; e Cintya Santos, da Estação Primeira de Mangueira, levou a categoria porta-bandeira.
Outras escolas também foram reconhecidas: Unidos da Tijuca venceu em bateria; Paraíso do Tuiuti foi premiada pela ala das baianas; e a Mocidade Independente de Padre Miguel ficou com a ala de passistas, elogiada pelo júri por preservar fundamentos tradicionais.
Na Série Ouro, a Unidos de Padre Miguel foi escolhida melhor escola, enquanto a União do Parque Acari venceu melhor samba-enredo. Já a Acadêmicos do Vigário Geral recebeu o prêmio Fernando Pamplona pelo uso criativo de material barato.
Vencedores do Estandarte de Ouro 2026
Grupo Especial
-
Melhor escola: Unidos do Viradouro
- Melhor Samba-Enredo: Vila Isabel
-
Comissão de frente: Unidos do Viradouro
- Fantasias: Imperatriz Leopoldinense
-
Mestre-sala: Julinho (Viradouro)
-
Puxador: Igor Sorriso (Salgueiro)
-
Porta-bandeira: Cintya Santos (Mangueira)
-
Bateria: Unidos da Tijuca
- Revelação: Jéssica Martin (Beija-Flor)
-
Ala das baianas: Paraíso do Tuiuti
- Inovação: Vila Isabel
-
Ala de passistas: Mocidade Independente de Padre Miguel
- Melhor ala: Imperatriz Leopoldinense
Série Ouro
-
Melhor escola: Unidos de Padre Miguel
-
Melhor samba-enredo: União do Parque Acari
-
Prêmio Fernando Pamplona: terceira alegoria da Acadêmicos do Vigário Geral (“Malassombro sertanejo”)
