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DNIT dá ok para trincheira do Cascavel Velho

Projeto da trincheira do Cascavel Velho recebe aprovação do DNIT e avança para a etapa final; obras devem começar nos próximos 90 dias

Por Gabriel Porta Martins

DNIT dá ok para trincheira do Cascavel Velho Créditos: Divulgação/Secom

A construção da trincheira no bairro Cascavel Velho, uma obra muito esperada pelos moradores da região sul de Cascavel, está prestes a sair do papel. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) aprovou o plano de trabalho e, agora, a Superintendência do órgão prepara o despacho final para a Diretoria de Planejamento e Projetos em Brasília. O projeto, avaliado em R$ 20 milhões, será financiado com recursos do Governo do Estado do Paraná. A construção atende a uma antiga reivindicação da população, especialmente das cerca de 65 mil pessoas que vivem do outro lado da BR-277. A rodovia, que separa as ruas Munique e Waldemar Casagrande por poucos metros, traz um grande obstáculo para a mobilidade no local.
Atualmente, a principal travessia na região é o Trevo da Portal, conhecido pela alta periculosidade e palco de inúmeros acidentes ao longo dos últimos anos. Há mais de uma década, moradores e lideranças locais pedem uma solução para o problema, que transformou a obra em uma das maiores demandas de mobilidade urbana do município. No ano passado, o Instituto de Planejamento de Cascavel (IPC) iniciou o desenvolvimento do projeto executivo da trincheira.
A proposta foi enviada ao Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), que aprovou os detalhes técnicos. Segundo o planejamento, a BR-277 será elevada para permitir a construção da trincheira, que fará a ligação direta entre as ruas Munique, no bairro Cascavel Velho, e Waldemar Casagrande, na região do Lago Municipal.
O projeto inclui, além do viaduto, duas rotatórias e quatro faixas de rolamento, com alças de acesso para garantir o fluxo adequado no entorno. A elevação da rodovia também foi pensada para facilitar a futura duplicação da BR-277. O prefeito Leonaldo Paranhos tem acompanhado de perto o andamento do projeto. Em reuniões recentes com a Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seil), em Curitiba, ele discutiu o processo de licitação da obra. O convênio com o Governo do Estado foi firmado em junho, durante visita do governador Ratinho Júnior a Cascavel, e será financiado a fundo perdido.
Com a conclusão dos trâmites pelo DNIT, a previsão é de que o projeto seja licitado e as obras comecem em até 90 dias. Após a entrega, a trincheira permitirá o fechamento do Trevo da Portal, tornando o trajeto mais seguro e eficiente para os motoristas e pedestres que dependem da conexão entre os bairros. A construção da trincheira do Cascavel Velho é vista como um marco para a mobilidade da cidade, prometendo transformar a realidade da região e reduzir significativamente os riscos no trânsito local.

Histórico
Em junho, o governador do Paraná anunciou a liberação de R$ 20 milhões para a obra, garantindo os recursos necessários para o projeto. Na sequência, os projetos técnicos foram protocolados na Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL) para aprovação e formalização do convênio. Em julho, após a aprovação dos projetos e orçamentos, a SEIL e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) encaminharam o processo para anuência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A Superintendência do DNIT respondeu ao município em agosto, solicitando uma manifestação formal da prefeitura e uma fundamentação conforme a Instrução Normativa Nº 47/2021, que exige a aprovação da Diretoria de Planejamento e Pesquisa em Brasília. A Prefeitura protocolou a documentação exigida pelo DNIT, cumprindo os requisitos dessa instrução normativa para a celebração do Acordo de Cooperação.
Em outubro, a Procuradoria Federal Especializada (PFE/AGU) emitiu um parecer sobre o processo. Em seguida, a Superintendência do DNIT solicitou complementações no processo e a elaboração de documentos adicionais.
Por fim, em novembro, mês decisivo para a oficialização da obra, o Plano de Trabalho foi enviado ao DNIT para análise. Inicialmente, o departamento recusou a proposta, mas, após ajustes técnicos solicitados, o Plano de Trabalho foi reenviado. Agora, no dia 28, o DNIT informou a aprovação do plano. A Superintendência está preparando o despacho para a Diretoria de Planejamento e Projetos em Brasília.

Créditos: Gabriel Porta