GCAST

Prefeitura e Copel avançam em soluções para quedas de energia na área rural

A Prefeitura de Toledo e a Companhia Paranaense de Energia (Copel) definiram, nesta terça-feira (25), um plano de ação para enfrentar as quedas de energia

Prefeitura e Copel avançam em soluções para quedas de energia na área rural Créditos: Divulgação

A Prefeitura de Toledo e a Companhia Paranaense de Energia (Copel) definiram, nesta terça-feira (25), um plano de ação para enfrentar as quedas de energia que têm afetado diversas comunidades rurais do município. A medida é resultado de uma sequência de alinhamentos entre a administração municipal e a concessionária, por meio da Divisão de Relacionamento com o Poder Público, envolvendo as secretarias de Agricultura e Proteína Animal (Smap), do Meio Ambiente (SMMA) e da Infraestrutura Rural e Urbana e de Serviços Públicos (Infra).

O encontro desta terça ocorreu na sede da Smap e deu continuidade ao diálogo estabelecido no último dia 18. Nessas conversas, intermediadas pelo assessor parlamentar e ex-prefeito de Toledo, Derli Donin, ficou definido o cronograma das primeiras intervenções. A partir de 11 de dezembro (quinta-feira), começam os trabalhos de poda preventiva da vegetação próxima à rede elétrica na Linha Lajeado, avançando, na sequência, para as regiões de Novo Sarandi e do Km 41.

Além das ações operacionais, o município e a Copel farão reuniões com moradores e proprietários rurais das áreas envolvidas. O objetivo é garantir transparência, organização e a oferta de informações necessárias para que o plano seja executado sem riscos e com o máximo de eficiência. 

Durante esses encontros, também serão prestados esclarecimentos sobre a Lei Estadual nº 20.081/2019.  A “Lei da Faixa Limpa”, como ela também é conhecida, atribui aos proprietários rurais a responsabilidade pela retirada da vegetação excedente nas proximidades da rede elétrica, desde que o procedimento seja comunicado previamente à concessionária para o desligamento temporário da energia.

O secretário municipal de Agricultura e Proteína Animal, Luiz Carlos Bombardelli, destaca que a situação enfrentada pelos produtores rurais é séria e envolve impactos que ultrapassam a dimensão técnica. “As constantes oscilações e quedas de energia afetam diretamente o equilíbrio emocional e, sobretudo, o desempenho econômico das propriedades, pois o uso de geradores movidos a óleo diesel, que são acionados toda vez que tem um problema no fornecimento deste serviço, encarece a atividade em um setor que opera com margens de lucro reduzidas”, analisa. “Nós nos solidarizamos com eles, com os problemas que estão enfrentando, pois temos aí um cenário de insegurança permanente, pois o produtor nunca sabe quando ocorrerá uma nova interrupção nem quanto tempo levará para o restabelecimento”, comenta.

Bombardelli destaca que o plano de ação construído entre a Prefeitura de Toledo e a Copel busca organizar intervenções prioritárias e aliviar um problema que se arrasta há anos. “Resolver os pontos mais críticos é essencial para devolver estabilidade ao campo e permitir que as famílias atravessem o fim de ano com menos preocupação. É um tema que vai muito além do desconforto cotidiano, pois envolve prejuízos reais à produção e ao desenvolvimento local”, constata. “Vamos executar um plano de ação atendendo às prioridades, onde há maior volume de queda de energia”, acrescenta.

Secom/Toledo

Acesse nosso canal no WhatsApp