Para o Cascavel, é vencer ou vencer para seguir vivo na Série D
Serpente Aurinegra faz o jogo de volta contra o Barra neste sábado
Por Luciano Neves

Quando o time principal do Cascavel começou a atual temporada se falava em voltar para a decisão do Campeonato Paranaense, ir o mais longe possível na Copa do Brasil e conquistar o acesso à Série C do Brasileiro. A partir destes objetivos, se fizermos um balanço da temporada, o time teve um desempenho abaixo do esperado. No Estadual, não avançou para a fase de mata-mata, o que colocou em xeque o calendário nacional para 2026. A campanha no Paranaense não rendeu uma vaga na Série D do ano que vem. Na Copa do Brasil, o Cascavel até avançou para a segunda fase, mas não passou daí. Na prática, a meta traçada no início do ano que ainda persiste é o acesso à Série C. No entanto, para isso, o Cascavel terá que fazer algo que nunca fez. Vencer um jogo com o caráter eliminatório a qualquer custo. Neste sábado (09), o Cascavel faz a partida de volta da segunda fase da Série D do Brasileiro contra o Barra. A partida será na Arena Barra FC, em Itajaí, às 16 horas. A Serpente Aurinegra foi derrotada por 1 a 0 em casa, no jogo de ida, no sábado passado. Com isso, necessita de uma vitória por dois gols de diferença. Se conseguir uma vitória por um placar mínimo provoca uma decisão por pênaltis. De qualquer modo, o sonho do acesso se mantém vivo apenas em caso de vitória. O Barra terá a vantagem do empate. O Cascavel nunca venceu um jogo de caráter eliminatório longe de seus domínios em competições nacionais. Pela Série D, esta é a quarta vez que o clube alcança a segunda fase, mas não passou daí. Em 2020, perdeu para o Novorizontino e se despediu da competição. No ano seguinte, em 2021, fez o jogo de ida na condição de visitante e empatou com o Cianorte, mas foi eliminado em casa na partida de volta. Em 2022, o Cascavel também decidiu fora e teve o dissabor de uma eliminação nos pênaltis após dois empates sem gols com o Paraná Clube. Na Copa do Brasil, o Cascavel fez quatro jogos fora de casa e sofreu quatro derrotas. Foram três quedas na segunda fase e uma na primeira.
Comandante
A temporada do Cascavel não irá acabar em caso de uma eliminação. Isso porque o clube confirmou a participação na Taça FPF, que inicia em setembro, e irá premiar o campeão com uma vaga na Copa do Brasil do ano que vem. Mas é claro que se não passar pelo Barra neste sábado, a sequência de 2025 será de melancolia. Até porque, a diretoria deverá optar por um elenco de menores investimentos para a Taça FPF. Isso significa que uma eliminação deverá encerrar o ciclo para muitos atletas do atual elenco no clube.
Quem deve continuar, independente do resultado, é Cesar Bueno. A derrota para o Barra no sábado passado decretou a saída do técnico Tcheco. E o treinador do time Sub-20 assumiu o elenco principal de maneira interina. Aliás, Cesar Bueno tem salvado a temporada do Cascavel até agora. Com o time Sub-20, ele já disputou a Copa São Paulo no início da temporada e ficou com o vice-campeonato do Paranaense da categoria, o que rendeu vagas em competições importantes para o time Sub-20.
Cesar Bueno teve só essa semana para estudar o Barra, fazer os ajustes que julgar necessário e organizar o time para o jogo decisivo deste sábado. Bueno aposta no contato que já tinha com o elenco principal como arma para tentar classificar o Cascavel pela primeira vez para as oitavas de final da Série D do Brasileiro. Apesar do clima de tensão do jogo, da responsabilidade que assumiu e da desvantagem, Cesar Bueno se considera um privilegiado. “Eu estou me sentindo um privilegiado. No ano passado, quando assumi o time principal pela primeira vez, era um momento um pouco diferente. A gente estava na terceira rodada do Campeonato Paranaense, o líder tinha nove pontos e nós tínhamos apenas um ponto. Mas foi um momento decisivo porque conseguimos uma sequência de bons resultados. E agora temos logo de cara um jogo decisivo. Eu estou muito confiante para esse jogo, o grupo de jogadores compreendeu bem a nossa proposta. Então acredito que vamos fazer um bom jogo e vamos buscar a nossa classificação”, disse o treinador.
O classificado do duelo entre Barra e Cascavel irá enfrentar quem passar do confronto entre Ceilândia e Água Santa. O jogo de volta será neste sábado, às 16 horas. No jogo de ida, ambos empataram em 1 a 1.
Cianorte
O Cascavel pode até se garantir na Série D do ano que vem em caso de eliminação. Mas isso só será possível se o Cianorte subir para a Série C este ano. O Leão do Vale do Ivaí fará o jogo de volta da segunda fase neste domingo (10) às 15 horas contra o Joinville, no Estádio Albino Turbay. No jogo de ida, ambos empataram em 1 a 1.
Créditos: Luciano Neves