GCAST

Arrascaeta decide, Flamengo bate Cruz Azul e avança na Copa Intercontinental

A vitória sobre o Cruz Azul por 2 a 1 colocou o Rubro-Negro nas semifinais

Por Luciano Neves

Arrascaeta decide, Flamengo bate Cruz Azul e avança na Copa Intercontinental Créditos: Adriano Fontes

O Flamengo está na semifinal da Copa Intercontinental. Ontem, o Rubro-Negro superou o Cruz Azul do México por 2 a 1, no Estádio Ahmad bin Ali, em Al-Rayyan, no Catar, pelas quartas de final, nomeada “Dérbi das Américas”. Arrascaeta foi o herói do jogo, anotando os dois gols flamenguistas. Jorge Sánchez descontou para os mexicanos. Diante do triunfo, o time brasileiro avançou na competição. Agora, o Flamengo volta a campo neste sábado (13), às 14 hors, para enfrentar o Pyramids na semifinal da Copa Intercontinental da Fifa, em duelo marcado para o Ahmad Bin Ali Stadium. O ganhador fará a grande final com o PSG na próxima quarta (17).

 

Como foi o jogo?

A partida começou com o Cruz Azul mais atuante no ataque. Mas a melhor oportunidade veio aos 12 minutos, quando Rotondi recebeu passe de Carlos Rodríguez e chutou à direita do goleiro Rossi. A resposta do Flamengo veio dois minutos depois, quando abriu o placar. Piovi saiu jogando errado e a bola sobrou para Arrascaeta, livre, que driblou o goleiro Gudiño e rolou para o fundo da rede.

O tempo foi passando com pouca profundidade de ambos os lados. Entretanto, mais atuante, o Cruz Azul chegou ao empate aos 43 minutos. Após erro defensivo do Flamengo, Jorge Sánchez chutou de primeira e levou o jogo em igualdade para o intervalo. Mais eficiente, o Flamengo voltou a ficar em vantagem aos 26 minutos com Arrascaeta, outra vez. O uruguaio tentou passe para Bruno Henrique na área, a bola retornou para ele, que encobriu o goleiro. Depois disso, o time carioca passou a administrar o resultado, enquanto que o Cruz Azul tentava, de maneira inoperante, o empate. Mas os flamenguistas seguraram até o apito final.

 

Copa Intercontinental

Mudanças recentes da Fifa causaram uma grande confusão para os torcedores: afinal, o que é o Mundial de Clubes agora? É a competição vencida pelo Chelsea no meio deste ano? Ou é a disputa que o Flamengo fará neste final de ano? A Copa Intercontinental é parecida com aquele Mundial de Clubes que existiu entre 2000 e 2023. Tem semelhanças e diferenças. A principal semelhança é que as duas competições são anuais. E reúnem campeões continentais da temporada. Mas a Fifa não trata essa Copa Intercontinental como se fosse o mesmo Mundial de 2000 a 2023. Até porque existem mudanças. A Copa do Mundo de Clubes é a competição vencida pelo Chelsea, que aconteceu no meio deste ano. Reuniu 32 equipes em sede única. E vai acontecer a cada quatro anos. Em inglês, a Fifa chamou essa competição de “World Cup of Clubs”, assim como fazia com o Mundial anterior (de 2000 a 2023). Mas ela não considera que seja a mesma competição. O Chelsea foi chamado de “primeiro campeão mundial” no site oficial da entidade. Por isso que no Brasil, para fazer essa distinção, é importante não chamar essa competição de Mundial, mas sim de Copa do Mundo de Clubes. Portanto, dentro do reconhecimento da Fifa, o Mundial de Clubes, como era conhecido, acabou. Na prática, porém, a nova competição anual, Copa Intercontinental, ainda é chamada de Mundial por muita gente.

Créditos: Gazeta Esportiva Acesse nosso canal no WhatsApp