Cruzeiro x Corinthians: nove títulos da Copa do Brasil em campo
Cruzeiro e Corinthians fazem nesta quarta o jogo de ida das semifinais da competição de mata-mata
Por Luciano Neves
Créditos: Agência Corinthians
O Campeonato Brasileiro foi concluído no último domingo. Mas o futebol nacional ainda tem seis jogos decisivos. São os confrontos das semifinais e da grande decisão da Copa do Brasil. A competição mais democrática do país irá encerrar o calendário do futebol brasileiro em 2025. A fase de semifinal será aberta nesta quarta-feira (10) com um confronto que coloca nove títulos da Copa do Brasil em campo. O Cruzeiro, maior campeão do torneio com seis títulos, encara o Corinthians, que é tricampeão da Copa do Brasil. O jogo de ida será às 21h30, no Mineirão, em Belo Horizonte. A partida de volta será no próximo domingo (14), em São Paulo, às 18 horas. O vencedor do confronto avança à grande final da Copa do Brasil. Caso o empate persista no placar agregado, a definição será através dos pênaltis. Do outro lado da chave, Vasco e Fluminense duelam por uma vaga na decisão nacional. Os dois cariocas fazem o jogo de ida nesta quinta-feira (11), no Maracanã. O Cruzeiro tenta chegar em sua nona final. Já o Timão tem sete decisões no currículo e foi quatro vezes vice-campeão.
O Corinthians fez um Campeonato Brasileiro de altos e baixos, mas é dono de uma campanha consistente na Copa do Brasil. O Timão soma seis vitórias em seis jogos disputados na competição, com oito gols marcados e nenhum sofrido. Para chegar até a semifinal, a equipe de Dorival Júnior deixou pelo caminho o Novorizontino, Palmeiras e Athletico-PR. Além do título, o time alvinegro busca também uma vaga na Libertadores de 2026.
O Cruzeiro, por sua vez, encerrou o Brasileirão no terceiro lugar e já está classificado à próxima Libertadores. A trajetória na Copa do Brasil também é positiva: cinco triunfos e um empate em seis partidas. A Raposa, comandada pelo português Leonardo Jardim, despachou Vila Nova, CRB e o arquirrival Atlético-MG.
Volta por cima?
Pensando na reta final da Copa do Brasil, o volante Maycon, remanescente da última vez em que o Corinthians chegou à final da competição, em 2022, relembrou o vice-campeonato e definiu o episódio como a “maior dor” que sentiu no clube paulista. Na ocasião, o Timão encarou o Flamengo e empatou sem gols na ida, na Arena, e, após um empate em 1 a 1 no Maracanã na volta, saiu na frente na disputa por pênaltis, mas sofreu a virada e ficou com o vice.
Como um dos principais líderes do elenco, Maycon busca orientar os novos jogadores em momentos decisivos. Apesar de não saber se seguirá no Corinthians, o volante busca conquistar seu quinto título com a camisa alvinegra. Ele já levantou o troféu do Brasileirão, em 2017, e de três Campeonatos Paulistas (2017, 2018 e 2025). “O que eu tento passar diariamente para os jogadores é que a maior dor que eu tenho dentro do Corinthians é ter perdido essa final da Copa do Brasil para o Flamengo. Um sentimento que demorei alguns meses para superar, por tudo que aconteceu no jogo, tudo que aconteceu naquela partida... Curiosamente o Dorival estava do outro lado. Em algum momento do segundo tempo estávamos muito dominante e nos pênaltis também. O Cássio pega o primeiro pênalti e estávamos com uma mão na taça mas a gente acaba perdendo aquela final”, revelou o volante, em coletiva de imprensa. Após Cássio defender o pênalti de Filipe Luís, primeiro do Flamengo na disputa, Fagner acertou o travessão e, nas cobranças alternadas, Mateus Vital chutou por cima do gol e deu a taça ao Flamengo.
Outras eliminações
Apesar de relembrar majoritariamente o vice-campeonato, Maycon também recordou as eliminações mais recentes do Corinthians na Copa do Brasil. O volante esteve presente na virada do São Paulo, nas quartas, em 2023, e na eliminação para o Flamengo, nas semis, em 2024. Inclusive, em ambos os anos, o Timão caiu para o campeão da competição.
