Corinthians lidera a torcida em Cascavel e domina no Interior do Paraná
Levantamento do Paraná Pesquisas mostra que o Timão é o time mais popular em seis das nove maiores cidades do Estado
Créditos: Luciano Neves/GP
O Corinthians é o time com maior número de torcedores em Cascavel, segundo levantamento do Paraná Pesquisas encomendado pelo portal UmDois Esportes. O clube paulista aparece na liderança da preferência entre torcedores e simpatizantes da cidade, confirmando a força da torcida alvinegra no Oeste do Paraná.
Além de Cascavel, o Corinthians também lidera em Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu e Guarapuava. Das nove maiores cidades do Estado, o Timão é dominante em seis. Apenas em Curitiba, Colombo e São José dos Pinhais o clube não ocupa a primeira colocação, mesmo assim, permanece entre os três mais citados, à frente, inclusive, do Paraná Clube.
Os dados revelam que o Corinthians lidera em Cascavel, com 15,30%, seguido por Palmeiras (9,50%) e Flamengo (9,10%).
Em Curitiba, o Athletico-PR aparece em primeiro (24,20%), à frente de Coritiba (19,00%) e do próprio Corinthians (7,10%).
Em Londrina, o Timão volta ao topo, com 21,80%, seguido por Palmeiras (12,20%) e São Paulo (8,40%).
O cenário se repete em Maringá, onde o Corinthians tem 18,90%, enquanto Palmeiras soma 12,70% e São Paulo, 10,60%.
Em Ponta Grossa, o Timão lidera com 17,10%, seguido por Flamengo (10,60%) e Operário (9,90%).
Já em São José dos Pinhais, o Athletico-PR é o mais citado (19,30%), com Coritiba (11,90%) e Corinthians (9,30%) na sequência.
Em Foz do Iguaçu, o Corinthians mantém a dianteira, com 14,30%, à frente de Flamengo (13,10%) e Grêmio (8,10%).
Em Colombo, o Athletico lidera com 21,90%, seguido de Coritiba (14,70%) e Corinthians (9,80%).
Em Guarapuava, o Timão registra 17,10%, enquanto Flamengo aparece com 13,00% e Palmeiras, com 9,80%.
A vantagem corintiana sobre os segundos colocados chega, em média, a 5,6 pontos percentuais nas principais cidades paranaenses. A maior diferença está em Londrina, onde supera o Palmeiras por 9,6 pontos. Já a menor ocorre em Foz do Iguaçu, com vantagem de apenas 1,2 ponto sobre o Flamengo, dentro da margem de erro de 2,2 pontos percentuais.
LEIA TAMBÉM:
>Abel Ferreira renova com o Palmeiras até 2027
Atletiba perde força fora da capital
O levantamento também mostra que Athletico e Coritiba concentram suas torcidas basicamente em Curitiba e municípios vizinhos. Fora da capital, a dupla tem desempenho discreto e não consegue disputar a preferência com os clubes paulistas e cariocas.
Em Ponta Grossa, o Athletico aparece com apenas 2,3% da torcida, em sétimo lugar, enquanto o Coritiba soma 1,5%, na oitava posição. Em Guarapuava, o Furacão tem seu melhor desempenho no Interior, com 3,9%, mas ainda aparece apenas em sexto, enquanto o Coxa fica em oitavo, atrás do Grêmio.
Em cidades como Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu, o cenário é ainda mais desfavorável. Athletico e Coritiba não alcançam sequer 1% da preferência local.
Segundo o diretor do Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, os dados evidenciam uma divisão regional clara. “Saiu da capital, praticamente, a força da dupla Atletiba despenca. A partir de Ponta Grossa, fica muito clara a influência das equipes paulistas”, afirmou.
