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Mota-Engil é confirmada como vencedora da PPP do Túnel Santos–Guarujá

Com investimento de R$ 6,8 bilhões, obra histórica ligará Santos e Guarujá por baixo do canal portuário

Mota-Engil é confirmada como vencedora da PPP do Túnel Santos–Guarujá Créditos: Divulgação/Governo de São Paulo

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O Governo de São Paulo confirmou a empresa Mota-Engil Latam Portugal S.A. como vencedora definitiva da Parceria Público-Privada (PPP) para construção do Túnel Imerso Santos–Guarujá, marco histórico da infraestrutura paulista. O anúncio foi feito pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), que também lançou o novo portal oficial do projeto — www.tunelsantosguaruja.sp.gov.br
 — reunindo informações sobre o cronograma, etapas e ações do governo, em nome da transparência pública.

A Cetesb já emitiu a licença ambiental prévia, confirmando a viabilidade do empreendimento e permitindo o avanço das etapas contratuais. A análise considerou impactos sobre manguezais, fauna, flora e ruídos, além de prever condicionantes ambientais para as próximas fases. “O Túnel Santos–Guarujá é um projeto estruturante para a Baixada Santista e para o Estado. A conclusão da fase de habilitação e o avanço das etapas contratuais reforçam o compromisso do Governo de São Paulo com obras que trazem desenvolvimento, mobilidade e qualidade de vida à população”, afirmou o secretário Rafael Benini.

Com investimento total de R$ 6,8 bilhões, sendo R$ 5,1 bilhões em aportes públicos divididos entre o Governo de São Paulo e a União, o túnel terá 870 metros de extensão, três faixas por sentido, passagem para pedestres e ciclistas, além de galeria técnica para serviços. O contrato, com prazo de 30 anos, inclui as fases de operação e manutenção da infraestrutura.

A Mota-Engil venceu o leilão realizado na B3, em setembro, ao oferecer desconto de 0,5% sobre a contraprestação pública máxima anual de R$ 438,3 milhões. Com a habilitação definitiva, o processo segue agora para homologação e adjudicação, etapas que antecedem a assinatura do contrato. Após a formalização, os aportes públicos — R$ 2,7 bilhões de cada ente federativo — deverão ser efetuados em até 60 dias.

A partir de então, será definida a área onde funcionará a doca de montagem dos módulos de concreto, prevista para 2026, em Santos ou Guarujá. A produção dos módulos deve começar em 2027, com montagem da estrutura imersa até 2030. A entrega completa e início da operação do túnel estão previstos para 2031.

Além de melhorar a mobilidade urbana, o projeto deverá gerar cerca de 9 mil empregos diretos e indiretos, impulsionando o desenvolvimento logístico e econômico de toda a Baixada Santista. Quando concluído, o túnel será a primeira ligação seca entre as duas cidades, permitindo que um trajeto que hoje leva até uma hora possa ser feito em apenas cinco minutos.

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