Lula conversa com presidente do México sobre tarifaço de Trump

Presidentes discutem estratégias para enfrentar taxação imposta pelos Estados Unidos e buscam ampliar relações comerciais

Por Gazeta do Paraná

Lula conversa com presidente do México sobre tarifaço de Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve, na noite de quarta-feira, 25, uma conversa por telefone com a presidente do México, Claudia Sheinbaum. Segundo fontes do Palácio do Planalto, o principal tema do diálogo foi a tarifa de 50% imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos brasileiros.

Assim como o Brasil, o México também foi alvo de retaliação comercial por parte do governo americano, com o anúncio de uma taxa de 30% sobre produtos mexicanos a partir de 1º de agosto. Apesar disso, o governo mexicano já conseguiu abrir um canal de negociação com a Casa Branca, embora ainda não tenha apresentado resultados públicos concretos.

Enquanto isso, o governo brasileiro segue em busca de alternativas para negociar com os Estados Unidos. Desde o anúncio do tarifaço, Trump não abriu canais diplomáticos e justificou a decisão como resposta a supostos “ataques insidiosos” às eleições brasileiras e ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com interlocutores, Lula procurou Sheinbaum para obter informações sobre as estratégias mexicanas e avaliar formas de evitar o tarifaço no Brasil. O governo brasileiro acredita que o diálogo com os mexicanos pode ser útil, especialmente diante da dificuldade de avançar com autoridades americanas.

Na nota oficial divulgada após a ligação, o Palácio do Planalto informou que Lula e Sheinbaum também trataram de outros assuntos, como o fortalecimento das relações econômicas entre Brasil e México. O presidente brasileiro relembrou o encontro com a colega mexicana durante a Cúpula do G7, no Canadá, e agradeceu a participação do chanceler mexicano na Cúpula do BRICS, realizada no Rio de Janeiro.

Lula propôs ainda o início de negociações para ampliar o acordo comercial entre os dois países, destacando setores como indústria farmacêutica, agropecuária, etanol, biodiesel, aeroespacial, inovação e educação como estratégicos para a relação bilateral. A visita do vice-presidente Geraldo Alckmin ao México foi agendada para os dias 27 e 28 de agosto, acompanhada de uma delegação empresarial e ministros brasileiros.

Acesse nosso canal no WhatsApp