GCAST

Josiel é o novo 'homem gol' do Cascavel

Time volta as atenções para o confronto contra o Paraná Clube na próxima quarta-feira (29), em Curitiba

Por Luciano Neves

Josiel é o novo 'homem gol' do Cascavel Créditos: Carlos Chiossi/Movimento e Foco

O Campeonato Paranaense de 2025 tem sido marcado pela quebra dos tabus. E o Cascavel conseguiu acabar com um longo jejum diante do Azuriz de Pato Branco. Ambos haviam feito seis jogos na história e a Serpente Aurinegra só havia vencido uma vez, no Estadual de 2021. De lá para cá, as duas equipes haviam se enfrentado outras cinco vezes dois empates e três vitórias do Azuriz. Mas no último domingo, o Cascavel acabou com essa sequência e derrotou o adversário por 1 a 0, pela quinta rodada do Campeonato Paranaense. Foi a primeira vez que o Cascavel derrotou o Azuriz dentro do Estádio Olímpico.

Por falar no ‘ninho da Serpente’ só um jogador conseguiu balançar as redes dentro do Olímpico em 2025: o atacante Josiel, que havia marcado na vitória por 1 a 0 sobre o Coritiba. E voltou a marcar contra o Azuriz, garantindo a vitória por 1 a 0. O Cascavel marcou quatro gols neste Paranaense, logo, Josiel é o goleador do time na competição. Ele afirmou que é um jogador que atua em diferentes posições no setor ofensivo, mas tinha preferência por atuar pelos lados. No entanto, foi justamente no jogo contra o Coritiba que o técnico Silvinho Canuto optou por escalar o atacante pelo meio, como um centroavante. E foi assim que ele marcou os dois gols no campeonato. No último domingo, ele completou o cruzamento de Robinho na cobrança de escanteio e concluiu da pequena área. “Joguei a temporada toda de centroavante. Tenho uma certa mobilidade, posso jogar no meio e nos lados. Mas no jogo contra o Coritiba o professor optou por jogar pelo meio. Estou sendo feliz e os gols têm saído”, disse.

A Serpente Aurinegra conquistou a segunda vitória no Paranaense e chegou a quatro jogos de invencibilidade. Com isso, subiu para o sétimo lugar com oito pontos. Mas para consolidar o posto dentro do G-8, o Cascavel precisa pontuar como visitante. E vai em busca da primeira vitória longe do Olímpico. Nesta quarta-feira (29) joga contra o Paraná Clube em Curitiba. O elenco cascavelense viaja nesta terça (28) para a Capital do Estado.

 

Rodada

A rodada do Campeonato Paranaense realizada no fim de semana provocou mudanças significativas na tabela de classificação. O Cianorte, que era o líder e que teve um bom início de campeonato, sofreu a segunda derrota seguida e foi superado pelo Rio Branco por 2 a 0. Logo, caiu para o terceiro lugar. Quem se aproveitou desse resultado foi o Operário de Ponta Grossa, que atropelou o lanterna Independente São Joseense por 3 a 0. Com isso, o Fantasma assumiu a liderança isolada e foi aos onze pontos. O Operário também é o único invicto no Estadual e tem a melhor defesa da competição com apenas dois gols sofridos.

O Londrina também passou o Cianorte com a vitória por 3 a 0 sobre o Paraná Clube. Pulou para a vice-liderança com dez pontos. O Tubarão é dono do melhor ataque do Estadual ao lado do Leão do Vale, ambos com nove gols. E tem o artilheiro da competição: Iago Telles, que marcou cinco vezes. O Paraná está afundado na zona do rebaixamento. Sofreu a terceira derrota, ainda não venceu e tem apenas dois pontos. Após o jogo contra o Londrina, o técnico Argel Fucks deixou o comando da equipe que terá o Cascavel pela frente nesta quarta-feira, na Vila Capanema. Mas nesta segunda (27), a diretoria paranista já anunciou o retorno de Tcheco ao comando do clube. Tcheco foi o responsável pelo retorno do Paraná Clube à elite paranaense. E também teve um trabalho notório no Cascavel, nas temporadas de 2021 e 2022.

O G-8 do Paranaense tem Operário com onze pontos, Londrina com dez, Cianorte, Maringá e Azuriz, todos com nove pontos, Athletico-PR, com oito, Cascavel, em sétimo como oito, e Coritiba com apenas sete pontos.

O Rio Branco agora é nono com seis. O Andraus é o décimo com quatro. E a zona do rebaixamento não se alterou: Paraná, penúltimo, com dois pontos e Independente São Joseense com apenas um pontinho.

Créditos: Luciano Neves