Maringá Futebol Clube completa 15 anos em ascensão no futebol nacional
Clube celebra aniversário com acesso à Série C, modelo de gestão exemplar e protagonismo no Paraná
Créditos: Fernando Teramatsu / MFC
O Maringá Futebol Clube celebra nesta quinta-feira (27) seu aniversário de 15 anos, consolidado como um dos projetos mais bem-sucedidos do futebol paranaense e em crescente destaque no cenário brasileiro. Fundado profissionalmente em 2010, o clube nasceu com a missão de recolocar a cidade de Maringá no futebol nacional e, desde então, construiu uma trajetória marcada por títulos, reestruturação, quedas e um crescimento que se intensificou nos últimos anos.
Após os primeiros anos de altos e baixos, com conquistas da Terceira Divisão (2010), dois títulos da Segunda Divisão (2013 e 2017), duas taças da FPF (2015 e 2017) e o vice-campeonato estadual em 2014, o Dogão também conviveu com rebaixamentos em 2016 e 2019, que se transformaram em pontos de virada para o clube.
VEM PRO YOUTUBE DA GAZETA DO PARANÁ
•GEC #109 | Fla dispara! Athletiba na Série A e Stein campeão!
•PURGATÓRIO | Disciplina, técnica e afeto: conversa com o adestrador Jeferson Deobald Lima
•GAZETA SAÚDE | Marcos Vincius Pacheco: Relacionamentos
O salto definitivo veio a partir de 2020, quando o Maringá iniciou um processo de modernização, ampliou investimentos em estrutura e adotou um modelo de gestão que o colocou entre as principais forças do estado. De lá para cá, o clube acumula cinco temporadas consecutivas brigando no topo, com três vice-campeonatos paranaenses, participações constantes na Copa do Brasil e, em 2024, o acesso à Série C, marco que consolidou a nova fase.
Um dos pilares dessa ascensão é a força da torcida, que passou a protagonizar grandes públicos no Estádio Willie Davids. O engajamento nas arquibancadas tornou-se peça central no processo de crescimento e criação de identidade do time com a cidade.
Hoje, o Maringá é visto nacionalmente como um case de sucesso entre clubes emergentes, baseado em planejamento, responsabilidade financeira, governança e metas ousadas. O projeto mira novas conquistas e prateleiras mais altas no futebol brasileiro, sempre com foco em evolução sustentável.
Em 2026, o Dogão disputará o Campeonato Paranaense, a Copa do Brasil, a Série C do Brasileirão e deve participar também da Copa FPF.
