Deputado do PT do Paraná faz foto segurando livro de Marcinho VP
Renato Freitas nega participação em evento de lançamento de livro de Marcinho VP e diz que foto foi tirada por admirador
Por Gazeta do Paraná

O deputado estadual Renato Freitas (PT-PR) negou ter participado do evento de divulgação do livro A Cor da Lei, de autoria de Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, um dos principais nomes ligados ao Comando Vermelho (CV). A imagem de Freitas segurando o exemplar da obra foi publicada nesta quinta-feira (1º) em um perfil do Instagram administrado por apoiadores do traficante, preso desde 1996.
A foto foi tirada na Praça da Matriz, próxima ao local onde acontecia uma roda de conversa promovida pela ABL Cárcere – entidade que se apresenta como “Academia Brasileira de Letras do Cárcere” e da qual VP ocupa a cadeira nº 1. O evento integrou a programação paralela à 23ª Feira Literária Internacional de Paraty (Flip), e contou com nomes como o ex-desembargador Siro Darlan.
Segundo nota enviada pela assessoria de Renato Freitas, o deputado foi à cidade fluminense a convite da Flip Preta, mostra independente voltada à literatura negra, para participar da mesa de abertura. Ele afirma que, em uma breve visita ao Centro Histórico e à feira oficial, tirou diversas fotos com pessoas que o abordaram – entre elas, uma com o livro de Marcinho VP.
“Se eu tirei foto com o livro do Marcinho VP, parabéns pra ele que escreveu um livro”, disse Freitas ao site Metrópoles. “Não discriminamos e nem fazemos acepção de pessoas. Pelo contrário, a gente acha que o mundo da literatura, que venha de onde vier, é um mundo que abre portas e favorece o processo de ressocialização.”
Freitas também criticou o que classificou como tentativa de associá-lo indevidamente ao Comando Vermelho: “Estão pinçando uma única imagem entre tantas fotos para tentar manchar minha imagem por eu ser uma pessoa preta e pobre, em uma discriminação evidente.”
O livro A Cor da Lei, um romance sobre a reinserção social de um ex-detento, é o quarto escrito por Marcinho VP, que já lançou obras de perfil jurídico e autobiográfico. O lançamento mais recente aconteceu no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, área de histórico domínio do CV.
A Kotter Editorial, responsável pela publicação, organizou a divulgação da obra em parceria com a ABL Cárcere. Marcinho VP nega atualmente qualquer vínculo com a facção criminosa.
Apesar da repercussão da foto, Renato Freitas reforça que não conhece o autor, não participou do evento da ABL Cárcere e ainda não leu o livro.
Com informações do Portal Metrópoles
