Com aumento no movimento, aeroportos do Paraná registram mais de 8,5 mi de passageiros
Em outubro, aeroportos de Cascavel e Foz do Iguaçu registram aumento de 25% e 19%, respectivamente
Créditos: Secom
Mais de 916 mil passageiros passaram pelos aeroportos do Paraná em outubro deste ano. A informação foi divulgada pelo governo do estado e leva em consideração aeroportos Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e de Foz do Iguaçu – ambos internacionais – e os aeroportos de Londrina, Maringá e Cascavel.
Segundo o estado, o número representa aumento de 10,7% em relação ao mesmo mês de 2024, que fechou com aproximadamente 827 mil passageiros nos cinco terminais. Os dados foram repassados pela Motiva, concessionária que administra os três terminais no Estado (Londrina, Foz do Iguaçu e Afonso Pena), e pelas prefeituras municipais (Maringá e Cascavel).
Apenas no recorte de aeroportos internacionais, o Afonso Pena registrou 530 mil passageiros durante o décimo mês, entre embarques e desembarques, com aumento aproximado de 9% em relação a outubro de 2024 – com 490 mil passageiros. O Aeroporto de Foz do Iguaçu contabilizou mais de 204 mil passageiros no período, o que representa aumento de 16% em relação às 175 mil pessoas de outubro do ano passado.
Em recorte nacional e regional, o aeroporto de Maringá teve mais de 77 mil pessoas passando pelo terminal, um crescimento de 16% ante os 66 mil em 2024. Londrina teve mais de 61 mil, leve aumento de 0,6%, enquanto Cascavel registrou movimento de 44 mil viajantes, crescimento de 25% perante os 35 mil viajantes de outubro do ano passado.
Levantamento anual dos aeroportos do Paraná
No acumulado anual, entre janeiro e outubro, mais de 8,5 milhões de viajantes movimentaram os principais terminais do Estado, entre embarques e desembarques nas diferentes regiões paranaenses.
Desse total, mais de 5 milhões de passageiros movimentaram o Aeroporto Afonso Pena e outros 1,8 milhão passaram pelo aeroporto da Terra das Cataratas. Em Maringá foram 738 mil nos primeiros dez meses, Londrina registrou 589 mil e Cascavel 388 mil.
