Brasileirão de 2026 inicia nesta quarta-feira com oito jogos
Por conta da mudança de calendário proposta pela CBF, Brasileirão inicia com estaduais ainda rolando
Por Luciano Neves
Créditos: Mauro Pimentel
O Brasileirão está de volta nesta quarta-feira. Devido ao novo calendário do futebol brasileiro, a competição começará mais cedo neste ano. Nesta matéria, separamos tudo o que você precisa saber do torneio, curiosidades e como vai funcionar o campeonato.
O formato da competição de pontos corridos continua o mesmo. Serão 38 rodadas ao longo do campeonato. Após as 19 primeiras rodadas, os confrontos se reiniciam com o mando de campo invertido. A única diferença para os outros anos será a parada em junho/julho em decorrência da disputa da Copa do Mundo. Durante o período do torneio internacional, o Brasileirão será paralisado.
Critérios de desempate
Caso o Brasileirão tenha dois times com a mesma pontuação após a última rodada, o primeiro critério de desempate é o número de vitórias. Permanecendo a igualdade, os critérios de desempate na sequência serão o saldo de gols, gols marcados, confronto direto, número de cartões vermelhos e número de cartões amarelos. Caso o empate persista até então, o campeão será definido por sorteio. No entanto, desde que o Brasileirão adotou o sistema de pontos corridos, em 2023, nunca foi necessário o uso de critérios de desempate para a definição do campeão. O Brasileirão de pontos corridos mais disputado da história ocorreu em 2020. Naquele ano, o Flamengo foi o campeão com 71 pontos, apenas um de vantagem para o vice-campeão Internacional. Aliás, naquele Brasileirão, que terminou só em fevereiro do ano seguinte, o Flamengo teve que aguardar o fim do jogo do Internacional para comemorar o título. Isso porque, na última rodada, foi derrotado pelo São Paulo enquanto que o Colorado empatou com o Corinthians. Com isso, foi registrada uma icônica imagem dos atletas do Rubro-Negro acompanhando o fim da partida do Inter pelo celular.
LEIA TAMBÉM:
>CBF anuncia profissionalização da arbitragem brasileira a partir de 2026
>Maringá FC descobre nesta quarta o adversário da Copa do Brasil 2026
>Coritiba anuncia Keno por empréstimo
Flamengo, o atual campeão
Flamengo e São Paulo, que se enfrentaram na última rodada do Brasileirão de 2020, joga pela primeira rodada do Brasileirão de 2026. O Rubro-Negro é o atual campeão e já inicia a competição entre os favoritos. Na campanha do título em 2025, o uruguaio Arrascaeta foi o melhor jogador com 18 gols e mais 14 assistências. No entanto, o maior campeão brasileiro ainda é o Palmeiras, que tem doze conquistas após a CBF unificar as competições nacionais disputadas antes do Brasileirão propriamente dito, disputado com essa denominação pela primeira vez em 1971.
O Flamengo também tem o recorde de número de pontos numa mesma edição. Alcançou a marca de 90 pontos na edição de 2019, quando faturou o título. E foi num jogo do Flamengo que o Brasileirão teve um recorde de público. Na edição de 1983, 155.523 presentes lotaram o Maracanã na vitória por 3 a 0 do Rubro-Negro sobre o Santos.
Mais recordes
Em termos de Campeonato Brasileiro, o jogador que mais vezes balançou as redes foi Roberto Dinamite, que marcou 190 gols defendendo as cores do Vasco. Já Washinton, jogando pelo Athletico-PR, em 2004, tem o recorde do maior número de gols numa única edição. Naquele ano, o ‘Coração Valente’ marcou 34 gols na campanha do vice-campeonato do Furacão.
Já o último artilheiro do Brasileirão foi Kaio Jorge. Ele marcou 21 gols em 2025 defendendo o Cruzeiro.
Como foi em 2025?
Em 2025, a disputa pelo título foi definida por Palmeiras e Flamengo, considerados por muitos como as maiores potências do país. Nas últimas rodadas, o Alviverde perdeu o gás e viu o Mengão disparar na ponta da tabela para conquistar seu nono troféu brasileiro. Além do Cruzeiro, que ficou em terceiro, o Mirassol superou as expectativas e fez uma campanha histórica, terminando em quarto lugar.
Créditos: Gazeta Esportiva
