Brasileirão inicia para Internacional e Grêmio após o Gre-Nal do Gauchão
Palmeiras, Corinthians e Santos também têm jogos nesta quarta na primeira rodada
Por Luciano Neves
Créditos: Ricardo Duarte
O Campeonato Brasileiro de 2025 não foi dos melhores para a dupla Gre-Nal. O Grêmio teve uma campanha, digamos, menos pior, já que conquistou uma vaguinha na Copa Sul-Americana. Já o Internacional vivenciou o drama da luta contra o rebaixamento e escapou da queda na última rodada. Ambos esperam ter um Brasileirão muito melhor em 2026.
Mas o momento atual é um pouco melhor para o Internacional, que abre o campeonato contra o Athletico-PR nesta quarta-feira (28), às 19 horas, no Beira-Rio. O Inter enfrentou justamento o rival Grêmio no Gre-Nal 449, pela quinta rodada do Gauchão. E o Colorado teve uma grande atuação vencendo o Grêmio por 4 a 2. No Estadual, o Internacional tem doze pontos, já está classificado para as quartas de final e é dono da melhor campanha.
O Tricolor Gaúcho tenta se recuperar da derrota no clássico e inicia o Brasileirão na condição de visitante. Irá enfrentar o Fluminense, às 19h30, no Rio de Janeiro. Ou seja, o Grêmio terá pela frente um rival embalado, já que o Tricolor das Laranjeiras derrotou o Flamengo por 2 a 1, pelo Campeonato Carioca no fim de semana.
LEIA TAMBÉM:
>Brasileirão de 2026 inicia nesta quarta-feira com oito jogos
>Corinthians desiste de negociação por Rony após reunião de agentes do atleta com o Santos
Em 2025, o Campeonato Brasileiro teve apenas três representantes da região sul do país: Internacional, Grêmio e Juventude. O time de Caxias do Sul amargou a queda para a Série B. Mas a região sul aumentou a representativa na elite nacional com os acessos de Coritiba, Athletico-PR e Chapecoense. O Furacão caiu em 2024 e disputou a segundona no ano passado. Nesta quarta, irá colocar o elenco principal em campo. Isso porque, na primeira fase do Campeonato Paranaense, atuou com um time de aspirantes.
O Coritiba foi o campeão da Série B e na volta à elite joga contra o Bragantino, de ótima campanha no Paulistão. O jogo será nesta quarta, às 19 horas, no Couto Pereira. O mistão do Coxa jogou no último sábado contra o Cascavel, pela última rodada da fase classificatória do Paranaense, e empatou em 1 a 1.
Galo x Verdão
O Palmeiras estreia no Campeonato Brasileiro nesta quarta-feira (28). Na primeira rodada da competição, o Alviverde irá encarar o Atlético-MG, às 19 horas, na Arena MRV. O time de Abel Ferreira se apega ao ótimo retrospecto contra o Galo: apenas uma derrota sofrida nos últimos 15 jogos. O recorte de 15 partidas é contabilizado desde setembro de 2021, quando os clubes se enfrentaram pela semifinal da Copa Libertadores. Desde então, a única vez que o Atlético-MG derrotou o Palmeiras foi em 19 de outubro de 2023, quando venceu por 2 a 0, no Allianz Parque, pelo Brasileirão. No período, o Palmeiras dominou o Galo: são seis vitórias alviverdes, oito empates e uma derrota. Além do retrospecto favorável a longo prazo, a sequência recente é ainda mais expressiva, com quatro vitórias seguidas do Palmeiras. No Brasileirão de 2024, goleada por 4 a 0 na Arena MRV e triunfo por 2 a 1 em São Paulo. No ano seguinte, em 2025, o Verdão ganhou por 3 a 2 no Allianz e por 3 a 0 em Belo Horizonte. Para a partida desta quarta, ambas as equipes chegam de vitórias em clássicos: o Palmeiras venceu o São Paulo por 3 a 1 no sábado, enquanto o Atlético-MG bateu o Cruzeiro por 2 a 1 no domingo.
Corinthians x Bahia
O Corinthians estreia no Campeonato Brasileiro nesta quarta-feira (28), quando enfrenta o Bahia, às 20 horas, no gramado da Vila Belmiro, em Santos (SP). As duas equipes começaram a temporada de maneira distinta em seus respectivos estaduais. O Corinthians iniciou o Campeonato Paulista com duas vitórias, dois empates e uma derrota em cinco partidas, além de seis gols marcados e cinco sofridos. O Timão ocupa a quarta colocação na tabela de classificação, com oito pontos. Do outro lado, o Bahia ainda detém 100% de aproveitamento e está invicto na temporada. O Tricolor de Aço acumula cinco vitórias nos primeiros cinco jogos, com 16 gols marcados e três sofridos, e lidera a classificação do Campeonato Baiano, com 15 pontos — tem vantagem de oito sobre o segundo colocado. Os dois times vêm de vitória. O Corinthians bateu o Velo Clube por 1 a 0, fora de casa, pela quinta rodada do Paulista. Já o Bahia também chega com moral após superar o rival Vitória por 1 a 0, no Barradão, pela quinta rodada do Baiano.
Chapecoense x Santos
Nesta quarta-feira (28), o Santos visita a Chapecoense em confronto válido pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. A bola rola para o duelo às 20 horas, na Arena Condá, em Chapecó. O Santos vive momento delicado na temporada. Pelo Campeonato Paulista, soma apenas uma vitória, na estreia da competição contra o Novorizontino. Desde então, teve três empates e uma derrota, com clássicos diante de Palmeiras e Corinthians no caminho. Com os resultados, o Peixe aparece fora da zona de classificação para as quartas de final do Estadual, na décima posição da tabela, com apenas seis pontos conquistados. Os oito primeiros avançam para a segunda fase do Estadual. Os dois últimos são rebaixados. A Chapecoense vem de uma boa primeira fase no Campeonato Catarinense. Integrando o Grupo B, ficou no segundo lugar da tabela, com três vitórias, dois empates e apenas uma derrota. Agora, nas quartas de final da competição estadual, disputa com o Criciúma uma vaga na semifinal. O primeiro jogo será neste domingo (1º), fora de casa, enquanto a partida de volta será disputada na Arena Condá, no dia 8 de janeiro.
Créditos: Luciano Neves
