RESULT

Verão Maior Paraná 2025/2026 promete recorde de público e shows internacionais no Litoral

Evento será o maior já realizado, com apresentações de Alok, Ana Castela, Paralamas do Sucesso e Gipsy Kings, e deve movimentar mais de R$ 150 milhões na economia do Estado

Verão Maior Paraná 2025/2026 promete recorde de público e shows internacionais no Litoral Créditos: Jonathan Campos/AEN

Verão Maior Paraná consolidou o Litoral do Estado como um dos principais destinos turísticos do país e se firmou como um motor de desenvolvimento regional. A avaliação foi feita pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, na noite desta terça-feira (21), durante o lançamento da nova edição do evento na Ópera de Arame, em Curitiba.

A próxima temporada, que acontecerá entre 19 de dezembro de 2025 e 8 de fevereiro de 2026, promete ser a maior da história, com shows nacionais e internacionais, competições esportivas e ações culturais em várias cidades. A abertura oficial será no dia 20 de dezembro, em Pontal do Paraná.

Entre as atrações confirmadas estão Alok, Zé Neto & Cristiano, Roupa Nova, Zezé Di Camargo & Luciano, Ana Castela, Paralamas do Sucesso, além das bandas internacionais Gipsy Kings (França) e Inner Circle (Jamaica). O sertanejo Luan Pereira, revelação da música brasileira, também se apresenta e destacou a importância do Estado em sua trajetória.

“O Paraná para mim é o começo de tudo. Foi aqui que as portas se abriram, nos primeiros eventos, nas primeiras feiras, nos primeiros rodeios. O Paraná virou minha casa, virou meu nome. É uma gratidão do tamanho do mundo receber essa oportunidade de abrir um dos maiores eventos de verão do Brasil. O Paraná me abraçou e sempre vai ser a minha casa”, afirmou o cantor, que revelou que pretende chegar uns dias antes do seu show para aproveitar a estrutura do Litoral paranaense.

Economia e turismo aquecidos

Segundo Ratinho Junior, o Verão Maior Paraná 2025/2026 deve superar o público recorde de 2 milhões de pessoas e o impacto econômico de R$ 152 milhões da última edição. “Temos nos empenhado para fazer com que o nosso Litoral seja cada vez mais um destaque não só no Paraná, mas em todo o Brasil. Com o Verão Maior, colocamos a região na rota do turismo nacional e até internacional, com a presença crescente de turistas paraguaios, argentinos e de outras nacionalidades frequentando as praias paranaenses”, afirmou o governador.

Ele ressaltou que o Verão Maior Paraná se tornou um caso de sucesso graças à integração de políticas públicas, envolvendo diferentes secretarias para promover lazer, cultura, segurança e infraestrutura. “Nosso objetivo é gerar emprego, fazer girar a economia local, fortalecer o comércio e apresentar as belezas do nosso Litoral. É uma ação que une governo, população e iniciativa privada em torno de um mesmo propósito”, acrescentou Ratinho Junior.

Estrutura, segurança e esporte

Os shows acontecerão em cinco finais de semana consecutivos, de 9 de janeiro a 8 de fevereiro, com apresentações às quintas, sextas, sábados e domingos. Haverá palcos principais em Matinhos e Pontal do Paraná, e os tradicionais Palcos Sunset espalhados pelo Litoral e pelo Noroeste, com mais de 50 artistas paranaenses, selecionados por chamamento público.

A estrutura contará com reforço na segurança — integrando Polícia Militar, Civil, Científica, Corpo de Bombeiros e guardas municipais — e ampla programação esportiva coordenada pela Secretaria do Esporte.

“Mais de 30 eventos estão confirmados para ocorrer ao longo da temporada, distribuídos por todas as oito cidades do Litoral. Entre eles, teremos os Jogos de Aventura e Natureza acontecendo simultaneamente, o maior campeonato mundial de Beach Tennis, o Campeonato Mundial de Fut7, o triatlo do Sesc e a Maratona da Ponte”, afirmou o secretário Hélio Wirbiski, coordenador do programa.

De acordo com ele, o objetivo é movimentar continuamente o comércio local e ampliar o fluxo turístico durante todo o verão. “Cada um desses eventos atrai de mil a três mil participantes e ajuda a girar a economia do Litoral. É um trabalho que envolve várias secretarias, o que garante segurança, limpeza e estrutura adequada para receber bem os atletas e turistas”, completou.

O prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, também destacou o entusiasmo com a nova edição do evento. “Hoje a palavra é gratidão. Gratidão pelo investimento em infraestrutura, em cultura, em segurança. Tenho certeza que nós teremos um verão histórico, o melhor verão de todos”, afirmou.

Cultura, mídia e integração regional

Além das atrações musicais e esportivas, o Verão Maior contará com oficinas, exposições e atividades educativas promovidas pela Secretaria de Estado da Cultura em museus e espaços culturais, como o Museu Oscar Niemeyer e o Centro Cultural Teatro Guaíra.

O evento terá patrocínio da Copel, Sanepar, Portos do Paraná, Renault, Amstel, Viação Graciosa, Sun Prime e Cooperativa Agrária, e contará com transmissões ao vivo da TV Paraná Turismo, SBT, Band e Rádio Banda B.

“Queremos aproveitar esse ciclo para consolidar o Verão Maior como um legado permanente, que continue como um evento fixo no calendário de festas do Brasil, porque ele transformou e transforma o Litoral e contribui para o desenvolvimento do Paraná como um todo”, concluiu Ratinho Junior.

 
 
Acesse nosso canal no WhatsApp