Trump afirma que Nicolás Maduro foi capturado por tropa de elite dos EUA
Segundo o presidente norte-americano, operação teria sido conduzida pela Delta Force; governo venezuelano ainda não confirmou a informação
Créditos: Jesus Vargas/AFP
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na madrugada deste sábado (3) que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, foi capturado durante uma operação militar conduzida por forças norte-americanas. De acordo com Trump, a ação teria sido executada por equipes da Delta Force, tropa de elite do Exército dos Estados Unidos.
A informação sobre o envolvimento da Delta Force foi divulgada pela emissora norte-americana CBS News, que citou um oficial do Exército dos EUA. Até o momento, não há confirmação oficial por parte do governo venezuelano sobre a suposta captura.
Em publicação nas redes sociais, Trump declarou que os Estados Unidos realizaram um ataque de grande escala contra a Venezuela e que Maduro foi detido junto com a esposa e retirado do país por via aérea. O presidente norte-americano não informou o destino para onde o líder venezuelano teria sido levado.
Segundo Trump, a operação foi realizada em conjunto com forças de segurança dos Estados Unidos. Ele também anunciou que mais detalhes sobre a ação serão apresentados em uma coletiva de imprensa marcada para as 13h, no horário de Brasília.
As declarações ocorrem em meio à escalada de tensão entre Estados Unidos e Venezuela, que se intensificou após acusações do governo norte-americano contra Maduro, apontado por Washington como envolvido com organizações criminosas internacionais. Até a publicação desta reportagem, autoridades venezuelanas não haviam se manifestado sobre as afirmações feitas pelo presidente dos EUA.
