Sabadão agitado no Centro Esportivo Ciro Nardi
Campeonato Brasileiro de Bolão tem sequência neste sábado
Por Luciano Neves

O Complexo Esportivo Ciro Nardi em Cascavel é sede de dois grandes eventos esportivos. O Centro de Treinamento de Bolão e Bocha é sede do 3º Campeonato Brasileiro de Bolão feminino. A solenidade de abertura foi realizada na tarde da última quinta-feira, no ginásio Eduardo Luvison, com o desfile das 14 equipes envolvidas na competição, o juramento dos atletas e a saudação das autoridades. A competição teve sequência nesta sexta-feira (19), terá sequência neste sábado (20) e as campeãs brasileiras serão definidas neste domingo (21).
Em Cascavel, o Brasileiro é na categoria Bolão 23, com bola de 23 centímetros de diâmetro. A outra categoria é o Bolão 16, com bolas menores de até 16 centímetros de diâmetro. No Brasil, o esporte foi introduzido através dos imigrantes alemães e se espalhou pelos três estados do sul do Brasil. Tanto é que o Brasileiro tem apenas representantes do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A competição conta com quatro equipes gaúchas, quatro catarinenses e seis do Paraná. Dos times paranaenses, são três de Curitiba, um de Marechal Cândido Rondon, além da equipe anfitriã, o time da Associação de Bolão e Bocha de Cascavel (ABBC).
Festival Paralímpico
Cascavel recebe neste sábado (20), a partir das 8h30, o Festival Paralímpico Loterias Caixa, evento que reúne esporte, inclusão e diversão. As atividades acontecerão no Ciro Nardi – Centro Para + Vida do Paradesporto, com a participação de atletas e comunidade em três modalidades: atletismo, bocha e parataekwondo. A iniciativa busca incentivar a prática esportiva entre pessoas com deficiência, valorizando a integração social e o desenvolvimento físico e emocional por meio do esporte. Todos os participantes receberão camisetas, premiação simbólica e um lanche preparado pela organização. O festival é uma oportunidade de vivenciar momentos de confraternização e estímulo ao esporte paralímpico, promovendo inclusão e mostrando o poder transformador da atividade esportiva.
Créditos: Luciano Neves
