corbelia setembro

Cascavel encara o Nacional pela Copa FPF neste domingo

A Serpente Aurinegra venceu o Batel de Guarapuava na estreia

Por Luciano Neves

Cascavel encara o Nacional pela Copa FPF neste domingo Créditos: Assessoria Cascavel

Quem diria! O Cascavel já fala em classificação antecipada para o mata-mata da Copa FPF. Um discurso impensável ao longo da temporada, já que o clube acumulou muito mais fracassos que sucessos. A conta é possível graças à vitória por 2 a 0 sobre o Batel no último fim de semana, no Estádio Olímpico. E também pelo formato da competição estadual. Na Copa FPF, são duas chaves de cinco times, que se enfrentam dentro de duas respectivas chaves em turno único. Os quatro primeiros colocados de cada grupo avançam para as quartas de final. Logo, se o Cascavel derrotar o Nacional neste domingo (21), às 15h30, em Campo Mourão, já se garante no mata-mata. Isso porque o adversário estreou com derrota. Foi goleado pelo Cianorte por 4 a 0.

Apesar do bom início na competição, o técnico do Cascavel, Cesar Bueno, adotou um discurso de cautela para o jogo deste domingo. Isso porque o adversário tem algumas peças conhecidas, como Lucas Lourenço, que jogou na Serpente Aurinegra na Série D do Brasileiro. “O placar de 4 a 0 não mostra o que foi o jogo. O Nacional sofreu dois gols de pênalti, tem um time bem experiente, com alguns jogadores bastante rodados. Quando sofreu o segundo gol se perdeu um pouco, mas será um jogo difícil. E não podemos tirar o mérito do Cianorte, que é um grande time e praticamente manteve o elenco que disputou a Série D do Brasileiro e esteve muito perto do acesso”, disse.

Bueno concorda que uma vitória neste domingo irá permitir ao Cascavel projetar a sequência da Copa FPF, já nos mata-matas. “É claro, que com esse formato, a gente entende que duas vitórias já garantem a classificação”, completou.

 

Série D

Os clubes signatários encaminharam à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) um documento manifestando apoio firme e entusiasmado à ampliação da Série D do Campeonato Brasileiro para 96 clubes a partir da temporada 2026. A proposta apresentada busca ampliar a porta de entrada ao cenário nacional para projetos consistentes em todas as regiões do país, garantindo mais calendário, visibilidade, geração de empregos e fortalecimento da cadeia produtiva do futebol brasileiro.

 

Futebol paranaense

A 27ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro terá sequência neste domingo (21) com os dois rivais de Curitiba em campo. O Coritiba joga fora de casa e enfrenta o América-MG, às 16 horas, no Independência. O Coxa tem 47 pontos e quer a vitória para fechar a rodada na liderança. Já o Coelho aparece na zona do rebaixamento. O Athletico-PR tem um compromisso em casa e recebe o Vila Nova-GO, às 19 horas. O Furacão tem uma sequência de quatro vitórias seguidas e entrou na briga pelo acesso. Também neste domingo, o Criciúma recebe o CRB, ás 16 horas. E a Chapecoense tenta retornar ao G-4 em visita ao Cuiabá, às 20h30, na Arena Pantanal.

 Novo Estadual?

 

O Campeonato Paranaense de Futebol poderá ter novo formato em 2026. A Federação Paranaense de Futebol (FPF) decidiu em reunião técnico com os clubes da primeira divisão que o Estadual terá dois grupos. No Grupo A estão Athletico-PR, Cascavel, Maringá, Londrina, Independente São Joseense e Foz do Iguaçu. Já o Grupo B terá o campeão Operário de Ponta Grossa, Coritiba, Cianorte, Azuriz, Andraus e Galo Maringá. Pela proposta, os times de uma chave enfrentam os integrantes do outro grupo e os quatro primeiros colocados avançam para as quartas de final. Logo, o Paranaense terá menos jogos. O arbitral final para a aprovação deste formato será realizado no dia 1º de outubro e o início do campeonato está previsto para o dia 10 de janeiro do ano que vem.

Créditos: Luciano Neves Acesse nosso canal no WhatsApp