Verdão quer manter o embalo para encostar no líder
A 26ª rodada será aberta neste sábado (20) com quatro jogos. Num deles, o embalado Palmeiras recebe o Fortaleza
Por Luciano Neves

A 24ª rodada do Campeonato Brasileiro será aberta neste sábado com quatro partidas. Numa delas, o Palmeiras, que aparece no terceiro lugar na tabela com 46 pontos, quer pular para o segundo lugar e se aproximar do líder Flamengo, que ocupa a primeira colocação com 50 pontos. O Verdão recebe o Fortaleza, às 21 horas, no Allianz Parque. A equipe alviverde está embalada pela vitória sobre o River Plate por 2 a 1, na última quarta-feira, e tem a vantagem do empate na partida de volta na semana que vem para avançar para as semifinais.
O Palmeiras já está há mais de três meses sem perder no Campeonato Brasileiro e ostenta, no momento, sua melhor sequência na competição, com dez jogos de invencibilidade. Contra o Fortaleza, o time de Abel Ferreira pode igualar uma sequência que não é atingida desde outubro de 2024. Naquele período, na última edição do Brasileiro, o Palmeiras ficou 11 jogos sem perder entre agosto e outubro. Foram sete vitórias, seis consecutivas, além de quatro empates. Em 2024, o Verdão terminou o torneio em segundo lugar, com 73 pontos, três a menos que o campeão Botafogo.
O Palmeiras sofreu sua última derrota no Brasileirão no dia 1° de junho, antes da disputa da Copa do Mundo de Clubes. Na ocasião, perdeu por 2 a 0 do Cruzeiro, no Mineirão, resultado que acabou tirando a invencibilidade do time paulista como visitante na temporada. Desde então, o Verdão engatou boa sequência com sete vitórias (Atlético-MG, Fluminense, Grêmio, Ceará, Botafogo, Sport e Internacional) e três empates (Mirassol, Vitória e Corinthians). Caso vença ou empate com o Fortaleza, amplia a sequência e iguala à melhor marca desde 2024.
Crise no Fogão?
A rodada será aberta com o confronto entre Vitória e Fluminense, que jogam às 16 horas, no Barradão. O Leão Baiano aparece no 17º lugar com 22 pontos e quer o resultado positivo para sair da zona da degola. E terá pela frente um Tricolor das Laranjeiras preocupado com a Copa Sul-Americana. Esta semana, o Flu foi derrotado pelo Lanús da Argentina e precisa reverter a situação no jogo de volta na próxima terça (23). A tendência é que Renato Gaúcho preserve seus principais jogadores, com já fez na rodada passada.
O Atlético-MG é mais um time que tem compromisso pela Copa Sul-Americana contra o Bolívar na semana que vem. Antes, enfrenta o Botafogo neste sábado, às 18h30, no Nilton Santos. O técnico Davide Ancelotti experimentou a ira do torcedor do Glorioso. Isso porque o time foi superado pelo São Paulo na semana passada e, no meio de semana, empatou com o Mirassol em 3 a 3, depois de estar vencendo por 3 a 0. Também hoje, tem duelo de nordestinos entre Ceará e Bahia, às 18h30, no Castelão.
Créditos: Luciano Neves