Os clássicos estaduais das crises pelo Brasileirão
Rodada do Brasileirão tem três clássicos estaduais neste domingo. Dois deles envolvem times com situações de crise
Por Luciano Neves

O Campeonato Brasileiro irá completar, neste domingo (21), sua 24ª rodada. Ou seja, depois desse fim de semana restarão 14 rodadas, mais os jogos atrasados. Até agora, o líder Flamengo, que tem 50 pontos, Cruzeiro e Palmeiras são os principais postulantes ao título. Os três, aliás, estão com os olhares divididos com outra competição. Rubro-Negro e Verdão estão com vantagem nas quartas de final da Libertadores da América. E a Raposa tem as semifinais da Copa do Brasil pela frente. Destes, apenas o Flamengo terá um clássico estadual pela frente neste domingo. Porém, pode até ser tratado com um clássico de opostos diante do Vasco.
Outros dois clássicos estaduais serão realizados hoje. E ambos colocam todos os times em situações de crise ou turbulência.
No Beira-Rio, às 17h30, será realizado mais um clássico Gre-Nal, o duelo de número 448. Mas este está sendo tratado como o ‘Gre-Nal da demissão’, já que os dois treinadores, Roger Machado, do Colorado, e Mano Menezes, do Tricolor Gaúcho, estão na berlinda. O derrotado fatalmente será demitido.
A temporada do Internacional não é boa. Eliminado nas oitavas de final da Copa do Brasil e da Libertadores, o clube segue na disputa somente do Brasileirão. Na competição nacional, vem de uma derrota expressiva contra o Palmeiras por 4 a 1, e aparece na segunda metade da tabela de classificação com 27 pontos conquistados. O Grêmio, por sua vez, vem de uma derrota em casa para o Mirassol por 1 a 0, e completou três jogos sem vitória na competição. O Tricolor está mais embaixo na tabela 25 pontos conquistados.
Retrospecto
Esse ano, com Roger Machado no comando, o Internacional saiu da fila de títulos e faturou o Campeonato Gaúcho sobre o rival Grêmio. Aliás, foi campeão de maneira invicta, o que gerou uma alta expectativa para o restante da temporada. Mas o trabalho de Roger deu uma degringolada e o treinador está ameaçado. O que pode salvar o cargo de Roger Machado é uma vitória no clássico deste domingo. Inclusive, o retrospecto é positivo para o Inter. Em 447 jogos, o Colorado venceu 165 contra 141 triunfos gremistas. Outros 141 clássicos terminaram empatados. O Inter tem uma invencibilidade de oito confrontos diante do rival. Neste ano, o jogo deste domingo será o quinto entre eles, com uma vitória do Inter no primeiro jogo da final do Gauchão e três empates. O Grêmio não vence o Inter há quase dois anos. O último triunfo ocorreu no dia 08 de outubro de 2023.
San-São
O outro clássico da crise será o San-São entre Santos e São Paulo, que jogam às 17h30. Na verdade, no confronto paulista, o Tricolor tem uma sequência positiva no Brasileirão. Porém, o ambiente ficou um pouco tumultuado após a derrota por 2 a 0 para a LDU, na última quinta, pela Libertadores da América. A tendência é que o técnico Hernán Crespo priorize o jogo de volta das quartas da Liberta em detrimento do clássico deste domingo. O Santos, sim, vive uma crise, com possibilidade de terminar a rodada na zona do rebaixamento em caso de derrota.
Fla x Vasco
Um dos clássicos estaduais deste domingo pelo Brasileirão será o confronto entre Flamengo e Vasco, que jogam às 17h30, no Maracanã. Este será um clássico dos opostos, já que o Rubro-Negro entra em campo líder do Brasileirão com 50 pontos. E o Cruzmaltino tem apenas 23 pontos, próximo da zona do rebaixamento. Se bem que o foco do Flamengo é o jogo de volta das quartas de final da Libertadores da América, na próxima quinta (25) contra o Estudiantes. Após admitir o erro sobre o segundo cartão amarelo apresentado a Gonzalo Plata na vitória do Flamengo sobre o Estudiantes, pela Libertadores, a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) retirou a punição do atacante. Assim, a expulsão do equatoriano foi anulada e ele estará disponível para o jogo de volta.
Timão x Sport
O Corinthians visita o Sport neste domingo (21), pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. A bola rola a partir das 17h30 na Ilha do Retiro, em Recife. O Corinthians vive um bom momento sob o comando de Dorival Júnior. O time, além de se classificar à semifinal da Copa do Brasil, está invicto há quatro jogos na atual temporada. São quatro vitórias e um empate. O Timão, no momento, ocupa o nono lugar da tabela de classificação da Série A e começa a olhar para o G6. A equipe soma 29 pontos, sete a menos que o sexto colocado Bahia. O Sport, por sua vez, faz uma campanha péssima. O Leão da Ilha venceu somente uma partida na competição e amarga a lanterna, com 11 pontos conquistados. A rodada do Brasileirão terá ainda o confronto entre Mirassol e Juventude, que jogam às 16 horas, no Maião. E o Cruzeiro que recebe o Bragantino, às 20h30, no Mineirão.
Créditos: Luciano Neves