Paraná tem risco de tempestades nesta quinta-feira, aponta o Simepar
Sistema de baixa pressão provoca calor, chuva forte localizada e possibilidade de ventos e granizo em várias regiões
Créditos: Secom
A quinta-feira (29) começou com chuva intensa durante a madrugada na Região Metropolitana de Curitiba. Ao longo do dia, a instabilidade volta a ganhar força em todo o Paraná. O alerta é do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná.
De acordo com o órgão, um sistema de baixa pressão atua sobre o Estado e aumenta o risco de temporais localizados. A chuva deve se intensificar a partir da tarde, especialmente após o aumento das temperaturas.
Entre os maiores volumes registrados na madrugada estão Araucária, com 73,8 milímetros, e Balsa Nova, com 58,6 milímetros. Em Curitiba, bairros como Portão, Bairro Novo, CIC e Umbará tiveram acumulados superiores a 50 milímetros em menos de três horas.
Após uma trégua durante a manhã, a previsão indica retorno da chuva no período da tarde em praticamente todas as regiões. Segundo a meteorologista Bianca de Angelo, do Simepar, o cenário não envolve ciclone extratropical, mas sim uma área de baixa pressão localizada, suficiente para provocar pancadas fortes e rápidas.
O calor também contribui para a formação das tempestades. Na quarta-feira (28), várias cidades registraram as maiores temperaturas de 2026 até o momento. No Oeste e Sudoeste, os termômetros se aproximaram dos 38 °C. Em municípios como Foz do Iguaçu, Cerro Azul e São Miguel do Iguaçu, o calor foi intenso.
Nesta quinta-feira, as temperaturas seguem elevadas. No Oeste, Noroeste e Norte, os termômetros podem ultrapassar os 30 °C. Nas demais regiões, as máximas ficam próximas desse patamar. Com o aquecimento da tarde, as áreas de instabilidade se expandem.
O Simepar destaca que os temporais mais intensos devem começar entre o Leste e o Sudoeste do Estado no início da tarde, avançando depois para o Norte no fim do dia.
Risco elevado
O Boletim de Gestão de Riscos, elaborado pelo Simepar em conjunto com a Defesa Civil, indica risco alto para tempestades com chuva forte em curto período, rajadas de vento, descargas elétricas e queda pontual de granizo em quase todo o Paraná. Os eventos podem causar alagamentos, enxurradas, queda de galhos, destelhamentos e redução da visibilidade em rodovias.
Na região Sudeste, próxima a municípios como Telêmaco Borba e Santo Antônio da Platina, o risco é classificado como moderado.
Previsão para o fim de semana
Na sexta-feira (30), o calor persiste, com máximas próximas de 33 °C no Oeste, Noroeste e Sudoeste, podendo superar os 34 °C em cidades como Loanda e Foz do Iguaçu. A chuva ocorre de forma mais isolada, com maior concentração entre a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral.
No sábado (31), a entrada de umidade do oceano amplia as áreas de instabilidade no Litoral e no Centro-Sul. No Oeste, podem ocorrer pancadas rápidas e isoladas durante a tarde. O Simepar alerta para chuva localmente intensa no Litoral Sul no fim do dia.
No domingo (1º), a instabilidade se concentra inicialmente no Oeste, influenciada por uma nova área de baixa pressão sobre o Paraguai. Pancadas moderadas também atingem o Noroeste e, ao longo da tarde, a chuva se espalha para outras regiões, de forma isolada e com menor intensidade.
