GCAST

Oposição protocola pedido de urgência para PL da Anistia

Deputado mudou estratégia para evitar retirada de assinaturas

Por Gazeta do Paraná

Oposição protocola pedido de urgência para PL da Anistia Créditos: Agência Câmara

O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), protocolou na tarde desta segunda-feira (14) o requerimento de urgência para o projeto de lei que prevê a anistia dos condenados pelos ataques golpistas de 8 de janeiro. A decisão de levar o projeto ao plenário da Casa, no entanto, cabe ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).

O regime de urgência permite que a matéria tramite mais rapidamente na Câmara, pulando a análise nas comissões temáticas e indo direto para votação em plenário. Para protocolar o requerimento, eram necessárias 257 assinaturas, e o documento obteve 262, incluindo deputados de partidos da oposição e de siglas que integram a base do governo Lula (PT), como PSD, União Brasil, PP, Republicanos e MDB.

Em publicação nas redes sociais, Sóstenes Cavalcante afirmou que antecipou o protocolo do requerimento para evitar que o governo atuasse na retirada de assinaturas. Anteriormente, o líder do PL havia declarado que manteria os nomes dos deputados em sigilo para evitar pressões.

"Acabo de protocolar o requerimento de urgência do PL da Anistia com 264 assinaturas. Diante da pressão covarde do governo para retirada de apoios, antecipei a estratégia. Agora está registrado e público: ninguém será pego de surpresa. Anistia Já!", escreveu o deputado.