Nosso compromisso é valorizar a agricultura familiar, ressalta Alexandre Curi
Curi ressaltou o apoio do Legislativo ao agronegócio do Paraná, considerado referência mundial, e defendeu a criação de políticas públicas
Por Da Redação

O deputado estadual Alexandre Curi (PSD), presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), esteve nesta quarta-feira (23) no Noroeste do Estado para participar do 41º Encontro Estadual de Sericicultores do Paraná, realizado em Cruzeiro do Sul, e ressaltou a importância da agricultura familiar para a economia paranaense. “Nosso compromisso é valorizar e prestigiar a agricultura familiar”, ressaltou Curi, que também cumpriu agenda na cidade de Nova Esperança.
Curi ressaltou o apoio do Legislativo ao agronegócio do Paraná, considerado referência mundial, e defendeu a criação de políticas públicas que ampliem a geração de renda nas propriedades familiares. Um dos exemplos citados foi a sericicultura, atividade que envolve majoritariamente pequenos produtores. Ele lembrou que 153 municípios do Estado têm produção de fios de seda e destacou Nova Esperança, reconhecida como capital nacional da seda.
O deputado também reforçou que a Assembleia Legislativa está aberta ao diálogo com os produtores para o desenvolvimento de ações voltadas à agricultura familiar. Ele salientou as parcerias com o Governo do Estado para levar investimentos aos municípios e destacou a execução de um amplo programa de pavimentação de estradas rurais com concreto ou asfalto. O investimento previsto é de R$ 2 bilhões.
Outro destaque mencionado por Curi foi a liberação de recursos para que prefeituras adquiram maquinário pesado para a conservação de vias utilizadas para o escoamento da safra. Ao todo, o investimento soma R$ 1,7 bilhão. “Quando há investimento em infraestrutura no meio rural, todos são beneficiados, do grande ao pequeno produtor. Mas há um impacto direto na agricultura familiar”, ressaltou.
Na agenda pelo Noroeste, o deputado esteve acompanhado dos secretários estaduais Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento), Paulo Rogério do Carmo (Trabalho, Qualificação e Renda) e Rogério Carboni (Desenvolvimento Social e Família), além do deputado estadual Anibelli Neto (MDB). Durante o encontro, foram anunciados novos recursos para a região.
Seda do Paraná
O Encontro Estadual de Sericicultores teve como tema “Inovação, Futuro e Transformação da Seda no Paraná” e reuniu produtores de diversas regiões. O Estado é responsável por cerca de 86% da produção nacional de seda, sendo grande parte oriunda de propriedades familiares. O fio paranaense é exportado para países como França, Itália, Japão, Índia e China. “É um orgulho saber que a seda do Paraná é usada pelas maiores marcas do mundo”, afirmou Curi.
