Lula aguarda autorização judicial para visitar Cristina Kirchner durante viagem à Argentina
Presidente brasileiro pretende encontrar ex-mandatária argentina, que cumpre prisão domiciliar em Buenos Aires
Por Gazeta do Paraná

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viaja nesta quarta-feira (2) a Buenos Aires para participar da cúpula do Mercosul e manifestou intenção de visitar a ex-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, que cumpre prisão domiciliar na capital do país desde o último dia 17 de junho.
Para que a visita ocorra, no entanto, Lula depende de autorização da Justiça argentina. Segundo fontes ligadas ao governo brasileiro, os trâmites legais estão sendo conduzidos pela equipe jurídica de Cristina. A possibilidade de encontro entre os dois líderes é considerada, nos bastidores, um gesto político de solidariedade por parte de Lula à aliada histórica.
“Ele vai decidir lá [em Buenos Aires]”, afirmou Sidônio Palmeira, chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, à imprensa. A permanência de Lula na Argentina está prevista até quinta-feira (3).
Lula e Cristina já haviam conversado por telefone em 11 de junho, poucos dias após a Justiça argentina determinar o regime de prisão domiciliar à ex-presidente, que é alvo de processos por corrupção e enriquecimento ilícito. Na ocasião, o presidente brasileiro manifestou apoio à colega e disse estar acompanhando a situação de perto.
A cúpula do Mercosul ocorre em meio a uma série de tensões internas no bloco e à expectativa por definições sobre acordos econômicos com parceiros externos. A visita a Cristina Kirchner, se concretizada, deve ter forte repercussão política e diplomática.
