Prouni 2026: MEC divulga lista da primeira chamada para o primeiro semestre
Pré-selecionados devem comprovar dados na instituição entre 3 e 13 de fevereiro; programa oferece mais de 594 mil bolsas
Créditos: Reprodução/GOV
O Ministério da Educação (MEC) divulgou, na madrugada desta terça-feira (3), o resultado da primeira chamada do Programa Universidade Para Todos (Prouni) 2026, válido para o primeiro semestre letivo. A lista dos candidatos pré-selecionados já está disponível no site oficial do programa.
Quem foi convocado nesta etapa deve comparecer à instituição de ensino para a qual foi selecionado entre os dias 3 e 13 de fevereiro, levando a documentação necessária para comprovar as informações declaradas no momento da inscrição. Somente após essa verificação a matrícula poderá ser efetivada.
Documentos exigidos
Entre os principais documentos solicitados pelas instituições estão:
- • Comprovante de residência;
- • Comprovante de conclusão do ensino médio;
- • Comprovante de rendimentos do grupo familiar;
- • Documentos que comprovem separação, divórcio ou óbito dos pais, quando aplicável;
- • Laudo médico que comprove deficiência, se for o caso.
A instituição de ensino pode solicitar outros documentos adicionais, caso considere necessário para validar as informações prestadas pelo candidato.
Próximas etapas do Prouni 2026
A segunda chamada do Prouni está prevista para o dia 2 de março. Os candidatos convocados nessa fase terão prazo até 13 de março de 2026 para apresentar a documentação.
Quem não for selecionado nas duas chamadas regulares ainda poderá disputar uma vaga por meio da lista de espera. A manifestação de interesse deverá ser feita nos dias 25 e 26 de março, com divulgação do resultado marcada para 31 de março.
Sobre o Prouni
O Programa Universidade Para Todos oferece bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior. As bolsas podem ser:
- • Integrais (100%), com isenção total da mensalidade;
- • Parciais (50%), que cobrem metade do valor do curso.
A edição de 2026 é a maior já realizada pelo programa, com 594.519 bolsas, sendo 274.819 integrais e 319.700 parciais.
Para concorrer às vagas neste ano, os candidatos puderam utilizar as notas do Enem 2024 e/ou 2025, conforme as regras do edital.
