F1: Bortoleto amplia retrospecto negativo de estreias em casa
Desde que Brasil entrou oficialmente no calendário em 1973, apenas Emerson Fittipaldi conseguiu pontuar; 20 pilotos abandonaram ou nem se classificaram
Por Luciano Neves
Créditos: Miguel Schincariol
A primeira prova de Gabriel Bortoleto pela Fórmula 1 no Brasil acabou ainda na primeira volta. O brasileiro da Sauber abandonou o GP de São Paulo de 2025 no domingo (9) após um acidente prematuro com Lance Stroll, da Aston Martin, e teve que deixar a corrida. Embora tenha se frustrado, Bortoleto tinha um retrospecto bastante negativo para enfrentar no Autódromo de Interlagos: desde que o Brasil estreou oficialmente no calendário da F1 em 1973, apenas oito pilotos brasileiros conseguiram terminar a estreia em casa - de um total de 28. O melhor desempenho veio com Emerson Fittipaldi, que venceu o GP do Brasil de 1973, a primeira edição da prova - o país chegou a receber uma prova extraoficial em 1972, na qual Emerson abandonou. Curiosamente, nenhum piloto além do bicampeão conseguiu nem mesmo pontuar na primeira vez em casa.
Nomes como Nelson Piquet (1979), Ayrton Senna (1984), Rubens Barrichello (1993) e Felipe Massa (2002) também abandonaram nos respectivos primeiros GPs da F1 em casa. Antes do Bortoleto, o último a passar pela experiência foi Felipe Nasr, 15º colocado em 2015. Mas se as estreias dos brasileiros em casa não costumam ser boas, o retrospecto posterior se mostraria mais positivo. Emerson Fittipaldi venceu também em 1974, José Carlos Pace faturou 1975, Nelson Piquet faturou em 1983 e 1986, Ayrton Senna subiu ao topo do pódio 1991 e 1993 e Felipe Massa venceu também em 2006 e 2008. Rubens Barrichello e Mauricio Gugelmin não venceram, mas também chegaram ao pódio.
Após a frustração, o piloto da Sauber prometeu se reerguer em Las Vegas. “Acho que eu vou estar mais forte do que nunca, porque um final de semana como esse não tem como ser pior. Eu só vou ficar mais forte. Vai chegar um momento que eu vou falar: ‘Eu preciso seguir em frente’”, disse. “Se Deus quiser, vai ser um bom final de semana lá”, seguiu.
Portanto, agora, ele passa a pensar na próxima corrida. A Fórmula 1 retorna nos dias 20 a 23 de novembro para a disputa do Grande Prêmio de Las Vegas, nos Estados Unidos. Bortoleto tenta uma performance melhor depois do caótico fim de semana no Brasil. Gabriel Bortoleto é o 19° colocado na F1, com 19 pontos. Sua melhor corrida foi a sexta posição no GP da Hungria. A última corrida em que pontuou foi a do México, que antecedeu a do Brasil. Na ocasião, ele terminou em décimo lugar.
Créditos: Gazeta Esportiva
