EPR Iguaçu completa seis meses de concessão com 350 km de pavimento recuperados
A concessionária também revitalizou 319,9 mil metros quadrados de sinalização horizontal
Por Da Redação
Créditos: EPR Iguaçu
A EPR Iguaçu, responsável pela gestão de 662 quilômetros de rodovias nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, completa seis meses de operação com números que marcam a fase inicial da concessão. Desde novembro do ano passado, a empresa vem executando o pacote de “trabalhos iniciais”, etapa prevista em contrato para requalificar a infraestrutura viária e garantir os padrões exigidos pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Nesse período, mais de 350 quilômetros de pavimento foram recuperados, somando aproximadamente 98 mil toneladas de massa asfáltica aplicada. A concessionária também revitalizou 319,9 mil metros quadrados de sinalização horizontal, implantou ou substituiu 4.253 placas e instalou mais de 60 mil tachas refletivas. O conjunto de ações busca restabelecer a trafegabilidade e elevar a segurança dos usuários.
Segundo o diretor-executivo da EPR Iguaçu, Silvio Caldas, o foco dos primeiros meses é preparar as rodovias para a próxima etapa do contrato. “A nossa missão, neste primeiro período de concessão, é deixar as rodovias em condições de trafegabilidade e segurança para os usuários, sempre com foco na preservação de vidas. Em paralelo, estamos atuando na conscientização dos usuários sobre a boa convivência no trânsito, por meio de diversas ações do Programa Conviver”, afirma.
O trabalho tem sido acompanhado por comunidades e prefeituras ao longo do trecho. Em Lindoeste, por exemplo, a requalificação do pavimento e da sinalização no perímetro urbano já apresenta reflexos no cotidiano da população. Para o prefeito Silvio Santana, o diálogo constante com a concessionária tem sido decisivo. “A EPR tem sido uma parceira importante para Lindoeste, com melhorias nas vias, serviços de limpeza e atenção constante às necessidades do município. Além disso, existe um diálogo aberto sobre o contorno da BR-163, para que o projeto contemple trincheiras e passarelas e fortaleça o desenvolvimento da nossa cidade”, destaca.
No atendimento ao usuário a EPR Iguaçu registrou 78.605 atendimentos nos primeiros seis meses, média de 424 ocorrências por dia. As ações incluem inspeção de tráfego, socorro mecânico e atendimento pré-hospitalar. A frota é composta por ambulâncias, guinchos leves e pesados, viaturas de inspeção, caminhões pipa e caminhões boiadeiro. “Não são números, são vidas impactadas positivamente pelo nosso trabalho”, afirma o diretor-presidente do Núcleo EPR Paraná, Marcos Moreira, que relembra inclusive casos de dois bebês que nasceram durante deslocamentos pela rodovia.
A estrutura de atendimento conta ainda com 11 SAUs (Serviços de Atendimento ao Usuário) em operação 24 horas por dia, distribuídos estrategicamente nas BR-277, BR-163, PR-182 e PR-280. Outras cinco bases estão em construção para ampliar a cobertura do serviço ao longo do trecho.
A conservação das rodovias também inclui atividades como roçadas, já são mais de 38 mil metros quadrados, recolhimento de resíduos, recuperação de placas de concreto na BR-163 e implantação de 10 quilômetros de cercas. Segundo a concessionária, as equipes seguem em ritmo acelerado para concluir a fase inicial e avançar para as obras estruturantes previstas no contrato de 30 anos.
