Deputado Romanelli alerta PSD para escolha do sucessor de Ratinho
Em entrevista à Gazeta do Paraná, o parlamentar disse que quanto mais cedo a escolha for feita, melhor é para fortalecer a candidatura.
                Créditos: Assessoria
                Eliane Alexandrino/ Cascavel
Em passagem recente por Cascavel, o governador Ratinho Junior (PSD) disse que ainda não tem o nome que vai apoiar para a sua sucessão.
“Aqui no Estado do Paraná, temos muitos bons nomes e, mais pra frente, vamos avaliar quem pode dar continuidade a esse bom projeto do Estado”, disse o governador Ratinho Junior.
O governador do Paraná, Ratinho Junior, terá papel preponderante na articulação para sua sucessão ao Palácio Iguaçu, em 2026. Sem poder se candidatar novamente, por estar no segundo mandato, caberá a Ratinho Junior o papel de articular, lançar e apoiar um candidato dentro de seu grupo.
Por enquanto, Ratinho Junior não indicou abertamente quem deverá ser o seu candidato, apesar de o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Alexandre Curi (PSD), e o secretário estadual das Cidades, Guto Silva (PSD), despontarem na frente, deixando à margem o ex-prefeito de Curitiba e também secretário de Ratinho (Desenvolvimento Sustentável), Rafael Greca (PSD), e o vice-governador Darci Piana (PSD).
Para o deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli (PSD), Ratinho já deveria ter decidido o sucessor. Romanelli acredita que o PSD não pode esperar muito tempo para anunciar o candidato.
“Eu entendo que é tempo de fazer essa escolha, considerando que a existência de três pré-candidaturas inviabiliza, neste momento, que o partido possa trabalhar um nome. E nós sabemos que na oposição já temos nomes fortes: no PDT, o Requião Filho, e no União Brasil, o Sérgio Moro. São nomes que, efetivamente, já disputaram eleições majoritárias, que têm todo um processo histórico, enfim, e que certamente farão campanhas muito fortes. Então, na minha avaliação e de muita gente no PSD, quanto mais cedo a gente define isso, melhor é para fortalecer a nossa candidatura e fazer com que o Paraná possa continuar prosperando”, destacou Romanelli.
O parlamentar também destacou os grandes nomes do PSD para a sucessão de Ratinho no Paraná. “Olha, eu, na condição de líder da bancada do PSD aqui na Assembleia, e sendo uma bancada integrada por 15 deputados e deputadas, ouço a opinião de todos, e há uma quase unanimidade em relação à necessidade de que o PSD possa ultimar o processo de escolha do seu candidato a governador. Lembrando que nós temos quatro vagas que estarão em disputa nas eleições de 2026: a de governador, vice-governador e duas vagas para o Senado. Nós temos hoje três pré-candidatos, além de outros nomes bons que o PSD dispõe, mas temos três pré-candidatos, que são Alexandre Curi, Guto Silva e Rafael Greca. Além deles, o vice-governador Darci Piana. Todos nomes muito respeitáveis, com qualidades pessoais e políticas para poder dar continuidade nesse trabalho extraordinário que vem sendo feito pelo governador do Paraná, Ratinho Junior.”
Vai ficar para 2026?
Com um PSD fortalecido, o governador Ratinho Junior enfrenta o desafio de escolher nomes para quatro vagas: duas ao Senado, além de governador e vice, sabendo que suas decisões podem causar divisões internas.
Apesar de já ter o cenário definido, ele teme as consequências e tem enviado emissários para sondar os pré-candidatos, que seguem firmes em suas intenções. Enquanto isso, partidos aliados tentam atrair possíveis descontentes. Sem data para o anúncio oficial ou se ficará para 2026, Ratinho busca evitar rupturas e preservar a estratégia política do grupo.
Foto: Assessoria
                
                
            