Deputado Renato Freitas se pronuncia após briga no Centro de Curitiba
Deputado afirma que reagiu após sofrer agressão racista durante abordagem de um motorista
Créditos: Reprodução/Redes Sociais
O deputado estadual Renato Freitas (PT) afirmou, na noite desta quarta-feira (19), que a briga registrada mais cedo no Centro de Curitiba ocorreu após uma agressão racista. Em vídeo publicado nas redes sociais, o parlamentar explicou que reagiu depois de ser intimidado por um motorista enquanto atravessava a rua com uma amiga.
Segundo Freitas, o homem teria avançado com o carro na direção dos dois, numa tentativa de intimidação. O deputado disse que apenas olhou para o motorista, que, em seguida, baixou o vidro, passou a xingá-lo e desceu do veículo para iniciar a agressão. “Racismo, humilhação, injúria, violência, agressão. Eu não aprendi a abaixar a cabeça”, afirmou, ressaltando que não se orgulha do confronto.
O parlamentar relatou que estava com um amigo, que tentou conter a situação, mas o motorista começou a filmar a discussão para provocar a briga. De acordo com Freitas, o homem o empurrou com o peito e tentou lhe acertar um soco. Um vídeo divulgado pela assessoria do deputado mostra que ele foi atingido primeiro. Após ser golpeado, o parlamentar revidou com chutes e recebeu outro soco que quebrou seu nariz.
Freitas disse que só foi contido por pessoas que presenciavam a cena quando conseguiu imobilizar o agressor. “Quando eu estava apanhando, estava suave. Quando eu imobilizei ele, apareceu todo mundo e separou”, declarou. Ele afirmou que não pretende se colocar como vítima ou agressor, mas reforçou que a origem da briga foi o racismo.
O parlamentar concluiu o vídeo dizendo que não pretende “abaixar a cabeça diante da humilhação” e que, em Curitiba, “para sobreviver, só sendo sobrevivente”.
Confira abaixo na íntegra o posicionamento de Renato Freitas
Como foi a briga
O deputado estadual Renato Freitas (PT) foi flagrado em uma briga na manhã desta quarta-feira (19), na Rua Vicente Machado, região central de Curitiba. O registro foi feito pelo portal XV Curitiba por volta das 9h15 e mostra o parlamentar com o rosto ensanguentado após uma troca de agressões com um homem ainda não identificado.
No vídeo, o homem provoca Freitas antes da confusão, perguntando: “Você não é o famosinho?”. Na sequência, o deputado aparece ao lado de um acompanhante, que tenta avançar contra o autor da provocação. Freitas o impede e afirma: “Deixa, deixa, deixa eu”.
Logo após a discussão, o parlamentar avança em direção ao homem e desfere chutes, dando início à briga. Em outra gravação, feita de dentro de um carro, Renato aparece imobilizando o rapaz e tentando contê-lo.
LEIA TAMBÉM:
