RESULT

Deputado Renato Freitas se pronuncia após briga no Centro de Curitiba

Deputado afirma que reagiu após sofrer agressão racista durante abordagem de um motorista

Deputado Renato Freitas se pronuncia após briga no Centro de Curitiba Créditos: Reprodução/Redes Sociais

O deputado estadual Renato Freitas (PT) afirmou, na noite desta quarta-feira (19), que a briga registrada mais cedo no Centro de Curitiba ocorreu após uma agressão racista. Em vídeo publicado nas redes sociais, o parlamentar explicou que reagiu depois de ser intimidado por um motorista enquanto atravessava a rua com uma amiga.

Segundo Freitas, o homem teria avançado com o carro na direção dos dois, numa tentativa de intimidação. O deputado disse que apenas olhou para o motorista, que, em seguida, baixou o vidro, passou a xingá-lo e desceu do veículo para iniciar a agressão. “Racismo, humilhação, injúria, violência, agressão. Eu não aprendi a abaixar a cabeça”, afirmou, ressaltando que não se orgulha do confronto.

O parlamentar relatou que estava com um amigo, que tentou conter a situação, mas o motorista começou a filmar a discussão para provocar a briga. De acordo com Freitas, o homem o empurrou com o peito e tentou lhe acertar um soco. Um vídeo divulgado pela assessoria do deputado mostra que ele foi atingido primeiro. Após ser golpeado, o parlamentar revidou com chutes e recebeu outro soco que quebrou seu nariz.

Freitas disse que só foi contido por pessoas que presenciavam a cena quando conseguiu imobilizar o agressor. “Quando eu estava apanhando, estava suave. Quando eu imobilizei ele, apareceu todo mundo e separou”, declarou. Ele afirmou que não pretende se colocar como vítima ou agressor, mas reforçou que a origem da briga foi o racismo.

O parlamentar concluiu o vídeo dizendo que não pretende “abaixar a cabeça diante da humilhação” e que, em Curitiba, “para sobreviver, só sendo sobrevivente”.

Confira abaixo na íntegra o posicionamento de Renato Freitas

Como foi a briga

O deputado estadual Renato Freitas (PT) foi flagrado em uma briga na manhã desta quarta-feira (19), na Rua Vicente Machado, região central de Curitiba. O registro foi feito pelo portal XV Curitiba por volta das 9h15 e mostra o parlamentar com o rosto ensanguentado após uma troca de agressões com um homem ainda não identificado.

No vídeo, o homem provoca Freitas antes da confusão, perguntando: “Você não é o famosinho?”. Na sequência, o deputado aparece ao lado de um acompanhante, que tenta avançar contra o autor da provocação. Freitas o impede e afirma: “Deixa, deixa, deixa eu”.

Logo após a discussão, o parlamentar avança em direção ao homem e desfere chutes, dando início à briga. Em outra gravação, feita de dentro de um carro, Renato aparece imobilizando o rapaz e tentando contê-lo.

LEIA TAMBÉM: 

•Briga no centro de Curitiba pode levar caso Renato Freitas ao Conselho de Ética e reacende debate sobre violência e decoro parlamentar

Acesse nosso canal no WhatsApp