RESULT

Carnaval 2026: Unidos de Padre Miguel e Império Serrano despontam como favoritas ao acesso na Série Ouro do Rio

Disputa pelo acesso segue aberta após desfiles elogiados; apuração acontece quinta-feira e apenas uma escola sobe ao Grupo Especial

Por Bruno Rodrigo

Carnaval 2026: Unidos de Padre Miguel e Império Serrano despontam como favoritas ao acesso na Série Ouro do Rio Créditos: Bianca Santos | Riotur

Foi encerrada na madrugada deste domingo (15) a segunda noite de desfiles da Série Ouro do Carnaval 2026 do Rio de Janeiro. Ao todo, 15 escolas passaram pela Marquês de Sapucaí em busca da única vaga no Grupo Especial.


A apuração acontece na próxima quinta-feira (19), com transmissão da Band.

Favoritas ao acesso

As duas apresentações mais consistentes foram da Unidos de Padre Miguel e do Império Serrano, que devem disputar ponto a ponto o título.

A Unidos de Padre Miguel levou para a avenida o enredo “Kunhã-Eté – O Sopro Sagrado da Jurema”, homenageando a heroína indígena Clara Camarão e exaltando a resistência potiguara ao longo da história. A escola apresentou conjunto equilibrado, samba forte, fantasias ricas e alegorias imponentes, e foi considerada a melhor da primeira noite, além de conquistar o Estandarte de Ouro de melhor escola da Série Ouro.

"Às vezes uma escola está com fantasias e alegorias muito ricas, mas o samba não é muito legal. Às vezes está animada, mas pobre. A Unidos de Padre Miguel não: ela estava completa", afirmou o presidente da comissão de avaliação, jornalista Marcelo Mello.

Já o Império Serrano emocionou com o enredo “Ponciá Evaristo, Flor do Mulungu”, tributo à escritora Conceição Evaristo. A escola destacou memória, literatura e a força das mulheres negras, com forte participação da comunidade cantando o samba-enredo. O desfile foi visualmente muito elogiado e também figura entre os favoritos ao acesso.

Correm por fora União da Ilha, Estácio de Sá e União de Maricá, que apresentaram bons desfiles, mas tiveram falhas pontuais.

Briga contra o rebaixamento

Na parte inferior da tabela, a Unidos de Jacarezinho aparece como principal candidata à queda. A escola enfrentou incêndios antes do desfile e teve alas sem fantasias completas e alegorias com problemas de acabamento.

Também devem disputar a permanência Unidos da Ponte, Unidos de Bangu e Botafogo Samba Clube. Duas agremiações serão rebaixadas.

Premiações

No Estandarte de Ouro, a União do Parque Acari venceu como melhor samba-enredo com “Brasiliana”.


Já o Prêmio Fernando Pamplona ficou com a Acadêmicos de Vigário Geral pela alegoria “Malassombro sertanejo”, reconhecendo o bom uso de materiais simples para gerar grande impacto visual.

A decisão final da Série Ouro será conhecida na quinta-feira (19). Apenas uma escola garantirá vaga no Grupo Especial de 2027.

Acesse nosso canal no WhatsApp