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Congestionamentos e Obras na BR-277 Impactam Férias no Litoral Paranaense

Para minimizar transtornos, as autoridades recomendam que os motoristas planejem os horários de saída, evitando os momentos de maior movimento

Por Da Redação

Congestionamentos e Obras na BR-277 Impactam Férias no Litoral Paranaense Créditos: EPR Litoral Pioneiro

Quem planeja aproveitar os últimos dias de férias no litoral do Paraná precisa estar preparado para enfrentar congestionamentos e interdições ao longo do caminho. Obras em vários trechos da BR-277, principal via de acesso entre Curitiba e as cidades praianas do estado, estão causando atrasos e exigindo paciência dos motoristas.

Desde terça-feira (14), a pista sentido litoral na altura do km 43, em Morretes, está parcialmente interditada para obras de contenção de encostas. Realizadas pela concessionária EPR Litoral Pioneiro, as intervenções incluem a remoção de vegetação e pedras para garantir a segurança do trecho, afetado por deslizamentos de terra em novembro e dezembro do ano passado.

De acordo com a concessionária, as obras vão até quinta-feira (16), com interdição das 7h30 às 18h. Durante esse período, o fluxo de veículos segue em mão dupla pela pista sentido Curitiba, enquanto a via interditada é liberada após às 18h.

As intervenções fazem parte da segunda etapa de obras de contenção, iniciadas após dois grandes deslizamentos terem bloqueado parcialmente a rodovia por 25 dias. Na ocasião, foram instaladas estruturas metálicas para evitar a queda de sedimentos e pedras sobre a pista.

Outro ponto da BR-277 que enfrenta dificuldades é o trecho entre Curitiba e Campo Largo, principal rota para o interior do estado. Neste local, a concessionária Via Araucária realiza obras de microrrevestimento nas marginais da rodovia. As intervenções afetam os kms 0 a 5, e também os kms 115 e 116, com o trânsito operando em sistema de pare e siga das 8h às 17h.

Conforme informações da concessionária, as obras neste trecho estão previstas para serem concluídas até o próximo sábado (18). Apesar disso, motoristas relatam atrasos significativos, especialmente nos horários de maior movimento.

No centro do estado, a Serra da Esperança, em Guarapuava, também enfrenta problemas de tráfego. Desde segunda-feira (13), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) implantou o sistema de pare e siga para permitir a realização de poda de árvores. A previsão é que a situação se mantenha até a próxima segunda-feira (20).

O trecho, que é essencial para a conexão entre o litoral e outras regiões do Paraná, tem causado transtornos adicionais para motoristas que já enfrentam dificuldades em outros pontos da rodovia.

Enquanto isso, no Contorno Sul da BR-376, em São José dos Pinhais, as obras seguem em ritmo noturno, com interdições das 21h às 5h. Entre os kms 598 e 599, a concessionária Via Araucária está aplicando um novo material de pavimentação para melhorar as condições da via. As intervenções devem continuar até o sábado (18).

Com tantos trechos impactados, a situação na BR-277 exige organização dos viajantes. Além dos atrasos causados pelas obras, o aumento no fluxo de turistas em janeiro amplia os congestionamentos. Segundo estimativas da PRF, o volume de veículos durante o período de férias pode dobrar em relação à média anual.

Para minimizar transtornos, as autoridades recomendam que os motoristas planejem os horários de saída, evitando os momentos de maior movimento, e monitorem as condições das rodovias por meio de aplicativos ou redes sociais das concessionárias e da PRF.

Ainda que as concessionárias prevejam a conclusão de boa parte das obras até o final desta semana, os reflexos das intervenções podem se prolongar, especialmente em dias de maior fluxo. A situação na Serra da Esperança, por exemplo, deve permanecer delicada até o dia 20.

Com isso, o trajeto até o litoral paranaense, normalmente marcado por belas paisagens e expectativa de descanso, se torna um desafio para quem precisa enfrentar os percalços da BR-277. Enquanto as melhorias são realizadas para aumentar a segurança e a qualidade das vias, resta aos motoristas paciência e organização para lidar com os inevitáveis transtornos.

PRC-158

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), está licitando a elaboração de anteprojeto de restauração e ampliação da PRC-158 entre Vitorino e a divisa com Santa Catarina, na região Sudoeste. O investimento estimado é de R$ 688.148,82.

Empresas projetistas interessadas devem cadastrar proposta de preços e proposta técnica no portal de compras do governo federal, o Compras.gov. A sessão de abertura destas propostas está marcada para o dia 10 de fevereiro, às 11h.

“A ligação entre Vitorino e São Lourenço é uma importante rota de transporte de mercadorias e produção agrícola entre o Paraná e Santa Catarina, mas a rodovia já chegando no limite de sua capacidade”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

"Com os grandes investimentos que estamos realizando no Sudoeste, como a revitalização da PRC-280 de Palmas a Pato Branco, e a restauração das rodovias entre Francisco Beltrão e Dois Vizinhos, a economia da região vai crescer cada vez mais, e vamos facilitar esse crescimento com ainda mais obras, como essa iniciativa de terceiras faixas da PRC-158", complementa.

Estão previstos 11 meses para estudar e analisar o trecho de 13,13 quilômetros e elaborar os produtos do anteprojeto. Ele deverá prever soluções para restauração do pavimento existente, implantação de acostamentos, terceiras faixas em segmentos críticos, readequação da interseção no perímetro urbano de Vitorino e implantação de interseção no acesso para a Comunidade São Braz.

Também deverão ser propostas soluções para melhoria do sistema de drenagem, sinalização, iluminação no trecho urbano e adequação dos acessos regulamentados, entre outros.

“Um importante componente do projeto de ampliação da capacidade é garantir a segurança rodoviária do trecho estudado, o que contempla reforços na sinalização e implantação de dispositivos como defensas metálicas, e também a correção de geometria de curvas em trechos sinuosos” explica o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti. “Vamos estudar todos os pontos com propensão a acidentes e definir soluções que vão preservar vidas”.

Após concluído e aprovado pelo DER/PR, o anteprojeto será utilizado como base para elaboração de projeto básico e projeto executivo.

O anteprojeto não contempla a rotatória no entroncamento da PRC-158 com a PRC-280, uma vez que esta interseção está incluída no Lote 06 das novas concessões rodoviárias do governo federal.

No lote está prevista a substituição do dispositivo atual por um viaduto do tipo Trombeta, com três ramos de acesso para disciplinar o tráfego entre as duas rodovias.