Congestionamentos e Obras na BR-277 Impactam Férias no Litoral Paranaense
Para minimizar transtornos, as autoridades recomendam que os motoristas planejem os horários de saída, evitando os momentos de maior movimento
Por Da Redação
Quem planeja aproveitar os últimos dias de férias no litoral do Paraná precisa estar preparado para enfrentar congestionamentos e interdições ao longo do caminho. Obras em vários trechos da BR-277, principal via de acesso entre Curitiba e as cidades praianas do estado, estão causando atrasos e exigindo paciência dos motoristas.
Desde terça-feira (14), a pista sentido litoral na altura do km 43, em Morretes, está parcialmente interditada para obras de contenção de encostas. Realizadas pela concessionária EPR Litoral Pioneiro, as intervenções incluem a remoção de vegetação e pedras para garantir a segurança do trecho, afetado por deslizamentos de terra em novembro e dezembro do ano passado.
De acordo com a concessionária, as obras vão até quinta-feira (16), com interdição das 7h30 às 18h. Durante esse período, o fluxo de veículos segue em mão dupla pela pista sentido Curitiba, enquanto a via interditada é liberada após às 18h.
As intervenções fazem parte da segunda etapa de obras de contenção, iniciadas após dois grandes deslizamentos terem bloqueado parcialmente a rodovia por 25 dias. Na ocasião, foram instaladas estruturas metálicas para evitar a queda de sedimentos e pedras sobre a pista.
Outro ponto da BR-277 que enfrenta dificuldades é o trecho entre Curitiba e Campo Largo, principal rota para o interior do estado. Neste local, a concessionária Via Araucária realiza obras de microrrevestimento nas marginais da rodovia. As intervenções afetam os kms 0 a 5, e também os kms 115 e 116, com o trânsito operando em sistema de pare e siga das 8h às 17h.
Conforme informações da concessionária, as obras neste trecho estão previstas para serem concluídas até o próximo sábado (18). Apesar disso, motoristas relatam atrasos significativos, especialmente nos horários de maior movimento.
No centro do estado, a Serra da Esperança, em Guarapuava, também enfrenta problemas de tráfego. Desde segunda-feira (13), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) implantou o sistema de pare e siga para permitir a realização de poda de árvores. A previsão é que a situação se mantenha até a próxima segunda-feira (20).
O trecho, que é essencial para a conexão entre o litoral e outras regiões do Paraná, tem causado transtornos adicionais para motoristas que já enfrentam dificuldades em outros pontos da rodovia.
Enquanto isso, no Contorno Sul da BR-376, em São José dos Pinhais, as obras seguem em ritmo noturno, com interdições das 21h às 5h. Entre os kms 598 e 599, a concessionária Via Araucária está aplicando um novo material de pavimentação para melhorar as condições da via. As intervenções devem continuar até o sábado (18).
Com tantos trechos impactados, a situação na BR-277 exige organização dos viajantes. Além dos atrasos causados pelas obras, o aumento no fluxo de turistas em janeiro amplia os congestionamentos. Segundo estimativas da PRF, o volume de veículos durante o período de férias pode dobrar em relação à média anual.
Para minimizar transtornos, as autoridades recomendam que os motoristas planejem os horários de saída, evitando os momentos de maior movimento, e monitorem as condições das rodovias por meio de aplicativos ou redes sociais das concessionárias e da PRF.
Ainda que as concessionárias prevejam a conclusão de boa parte das obras até o final desta semana, os reflexos das intervenções podem se prolongar, especialmente em dias de maior fluxo. A situação na Serra da Esperança, por exemplo, deve permanecer delicada até o dia 20.
Com isso, o trajeto até o litoral paranaense, normalmente marcado por belas paisagens e expectativa de descanso, se torna um desafio para quem precisa enfrentar os percalços da BR-277. Enquanto as melhorias são realizadas para aumentar a segurança e a qualidade das vias, resta aos motoristas paciência e organização para lidar com os inevitáveis transtornos.
PRC-158
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), está licitando a elaboração de anteprojeto de restauração e ampliação da PRC-158 entre Vitorino e a divisa com Santa Catarina, na região Sudoeste. O investimento estimado é de R$ 688.148,82.
Empresas projetistas interessadas devem cadastrar proposta de preços e proposta técnica no portal de compras do governo federal, o Compras.gov. A sessão de abertura destas propostas está marcada para o dia 10 de fevereiro, às 11h.
“A ligação entre Vitorino e São Lourenço é uma importante rota de transporte de mercadorias e produção agrícola entre o Paraná e Santa Catarina, mas a rodovia já chegando no limite de sua capacidade”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.
"Com os grandes investimentos que estamos realizando no Sudoeste, como a revitalização da PRC-280 de Palmas a Pato Branco, e a restauração das rodovias entre Francisco Beltrão e Dois Vizinhos, a economia da região vai crescer cada vez mais, e vamos facilitar esse crescimento com ainda mais obras, como essa iniciativa de terceiras faixas da PRC-158", complementa.
Estão previstos 11 meses para estudar e analisar o trecho de 13,13 quilômetros e elaborar os produtos do anteprojeto. Ele deverá prever soluções para restauração do pavimento existente, implantação de acostamentos, terceiras faixas em segmentos críticos, readequação da interseção no perímetro urbano de Vitorino e implantação de interseção no acesso para a Comunidade São Braz.
Também deverão ser propostas soluções para melhoria do sistema de drenagem, sinalização, iluminação no trecho urbano e adequação dos acessos regulamentados, entre outros.
“Um importante componente do projeto de ampliação da capacidade é garantir a segurança rodoviária do trecho estudado, o que contempla reforços na sinalização e implantação de dispositivos como defensas metálicas, e também a correção de geometria de curvas em trechos sinuosos” explica o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti. “Vamos estudar todos os pontos com propensão a acidentes e definir soluções que vão preservar vidas”.
Após concluído e aprovado pelo DER/PR, o anteprojeto será utilizado como base para elaboração de projeto básico e projeto executivo.
O anteprojeto não contempla a rotatória no entroncamento da PRC-158 com a PRC-280, uma vez que esta interseção está incluída no Lote 06 das novas concessões rodoviárias do governo federal.
No lote está prevista a substituição do dispositivo atual por um viaduto do tipo Trombeta, com três ramos de acesso para disciplinar o tráfego entre as duas rodovias.