Choque-Rei pode interferir na ponta da tabela do Brasileiro
São Paulo e Palmeiras fazem o clássico paulista neste domingo, no Morumbis. Fla está de olho no jogo
Por Luciano Neves

Os números mostram que a disputa do título do Brasileirão de 2026 deve ficar concentrada mesmo entre os líderes Flamengo e Palmeiras, justamente pelo desempenho das duas equipes na competição. O Cruzeiro corre por fora e tenta somar pontos suficientes para se manter nessa disputa. A Raposa, aliás, empatou com o líder Flamengo, no Maracanã, na última quinta-feira. O Verdão conseguiu uma grande vitória por 3 a 0 sobre o Vasco. Sendo assim, a rodada passada embolou as três primeiras colocações.
O Flamengo segue na ponta com 55 pontos, três a mais que o Verdão, que é o vice-líder. E o Cruzeiro é o terceiro colocado com 50 pontos. Resta saber se o clássico Choque-Rei irá interferir nas primeiras colocações.
Neste domingo (05), o Palmeiras visita o São Paulo, às 16 horas, no Morumbis. Em caso de vitória, o time alviverde até pode assumir a liderança. Mas para isso, depende de uma derrota do Flamengo. O detalhe é que o Verdão, por mais que venha em ótima fase, terá pela frente um São Paulo motivado. Na última quinta, o Tricolor Paulista acabou com a sequência negativa e derrotou o Fortaleza por 2 a 0, fora de casa. Com isso, se colocou de vez na luta por uma vaga na próxima Libertadores da América.
Flamengo
O líder Flamengo precisa pontuar para se manter na primeira colocação. Neste domingo, joga fora de casa e visita o Bahia, às 18h30, na Arena Fonte Nova. O lado bom para o Rubro-Negro é que ele saberá o resultado que necessita para isso, já que o Verdão entra em campo primeiro. “Infelizmente, não conseguimos os pontos que precisávamos. Mas o campeonato é longo, são 38 rodadas. O que importa é chegar acima do segundo na última rodada”, afirmou o técnico do Flamengo, Filipe Luís.
Mais números
Apesar de o Flamengo ter três pontos a mais que o Palmeiras, o time rubro-negro também tem um jogo a mais disputado. Na prática, isso deixa os dois rivais empatados em pontos perdidos (20), o que mantém a corrida pela liderança completamente aberta. O equilíbrio no topo mostra que cada tropeço pode ser decisivo. Assim, a reta final promete ser eletrizante tanto na briga pelo título quanto na disputa por posições intermediárias, em que cada jogo atrasado pode redesenhar o cenário da tabela.
Cruzeiro
Depois do ponto somado fora de casa diante do líder, o Cruzeiro tem a chance de se manter na luta pelo título. Neste domingo, no fechamento da rodada, a Raposa volta a jogar em casa e recebe o lanterna Sport, às 20h30, no Mineirão.
A rodada tem ainda outros dois jogos. O Juventude irá receber o Fortaleza, às 18h30, no Alfredo Jaconi. O Vasco tenta se recuperar da derrota para o Palmeiras e recebe o Vitória, às 16 horas, no São Januário.
Peixe
O Santos tem mostrado poder de reação neste início de trabalho de Juan Pablo Vojvoda à frente da equipe. Na última quarta-feira, por exemplo, o Peixe buscou o empate em 1 a 1 contra o Grêmio, na Vila Belmiro, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. O cenário ideal, claro, nunca é precisar correr atrás do placar. O Santos, porém, ainda precisa encontrar um equilíbrio maior entre os sistemas ofensivo e defensivo. O ataque tem empilhado chances, mas pecado na eficácia. Já na defesa, ainda sofre com falhas individuais. No empate contra o Grêmio, por exemplo, o Santos acumulou 24 finalizações e criou cinco grandes oportunidades, mas fez apenas um gol. Do outro lado, o Tricolor gaúcho somou quatro finalizações e apenas uma grande chance, só que soube aproveitar os espaços na defesa santista para marcar. Os números são do Sofascore. Apesar do empate não ter sido o resultado ideal, o Santos alcançou sua maior série invicta da temporada em meio ao início de trabalho de Vojvoda. O Alvinegro Praiano detém uma invencibilidade de cinco jogos, com quatro empates e uma vitória. O Santos, assim, somou 46,6% de aproveitamento, anotou cinco gols e sofreu quatro neste recorte. O que tem chamado a atenção, sobretudo, é o alto número de finalizações do Peixe. Se somados os cinco jogos, o time santista totalizou 82 finalizações, de acordo com dados do Sofascore. Neste domingo (05), o Peixe tenta manter a boa sequência e visita o Ceará, às 20h30, na Arena Castelão.
