Campeonato Paranaense de 2026 terá novo formato
O Estadual do ano que vem terá duas chaves de seis equipes
Por Luciano Neves

A Federação Paranaense de Futebol (FPF) homologou, no arbitral da última quarta-feira, em Ponta Grossa, o novo formato do Campeonato Paranaense de 2026. A entidade já havia esboçado a nova fórmula, como foi publicado anteriormente nesta Gazeta. Porém, aguardou o anúncio feito pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sobre o novo calendário do futebol nacional no ano que vem para bater o martelo.
No ano que vem, o Estadual terá duas chaves de seis times. O Grupo A terá Athletico-PR, Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá e Independente São Joseense. E o Grupo B tem Andraus, Azuriz, Cianorte, Coritiba, Galo Maringá e Operário. Na primeira fase, que será disputada em turno único, os times de um grupo enfrentam os representantes da outra chave. Os quatro melhores de cada chave avançam às quartas de final, que serão disputadas em jogos de ida e volta, bem como as semifinais e as finais. A FPF não divulgou como serão formados os confrontos das quartas. A tendência é que os duelos ocorram entre os times da mesma chave, já que eles não se cruzam na fase classificatória. Por exemplo, o primeiro do Grupo A pega o quarto do A. O segundo do A enfrenta o terceiro. O processo se repete na outra chave.
O Campeonato Paranaense 2026 terá doze datas e começa no dia 07 de janeiro, com término previsto para 07 de março.
A antiga fórmula do Estadual foi disputada nos anos de 2015, 2016 e 2017. A diferença é que, em 2015, teve um torneio da morte para definição dos rebaixados. Em 2018 e 2019, o Paranaense foi dividido em dois turnos, com o campeão do primeiro fazendo a final com o campeão do segundo. Em 2020, o Estadual retomou o formato anterior e segui assim até a edição deste ano. Ou seja, nos últimos seis estaduais, o caminho do campeão foi de 17 jogos.
Torneio da Morte
As quatro equipes eliminadas na primeira fase vão se enfrentar, em uma espécie de “Torneio da Morte”, para definir os dois rebaixados à Segunda Divisão do Paranaense de 2027. O formato será: levando em consideração as campanhas: o primeiro pega o quarto e o terceiro encara o segundo. Os jogos serão de ida e volta.
O Operário de Ponta Grossa é o atual campeão do Campeonato Paranaense, título conquistado com vitória sobre o Maringá nos pênaltis. O Galo Maringá faturou a Segunda Divisão em cima do Foz do Iguaçu, que também conquistou o acesso à elite.
Créditos: Luciano Neves