RESULT

Chefe de Bortoleto não espera grandes resultados da equipe em 2025

A chegada de Gabriel Bortoleto à F1 é celebrada, mas a Sauber prevê que o título virá somente até 2030

Por Gazeta do Paraná

Chefe de Bortoleto não espera grandes resultados da equipe em 2025 Créditos: Getty Images

A festa da torcida brasileira por Gabriel Bortoleto na F1, na ocasião do anúncio do jovem de 19 anos na Sauber, foi grande. Mas a comemoração terá que dividir espaço com a paciência, já que Mattia Binotto, diretor técnico e de operações da equipe suíça, avaliou que estar na posição de brigar por vitórias e até títulos será apenas um objetivo de longo prazo - talvez, até 2030. "Só para construir uma nova fábrica são necessários três anos - para atrair pessoas, e pessoas boas. Portanto, talvez só daqui a três anos possamos atingir nosso objetivo de lutar por vitórias, e deixe-me dizer que o título será conquistado até 2030. Isso ainda é muito ambicioso, mas é o tempo que levará. Podemos ter sucesso na próxima temporada? Não, de jeito nenhum. E em alguns anos? De forma alguma, porque não teremos as pessoas, as instalações e as ferramentas necessárias. Então, qual pode ser a meta? É melhorar a cada temporada, simples assim", admitiu.

A Sauber ainda disputará a temporada 2025 com o atual nome, mas em 2026, passará a se chamar Audi no início oficial de sua parceria com a montadora alemã. No entanto, nem o investimento da marca ou a recente aquisição do fundo do Catar poderão fazer milagres em pouco tempo, embora o objetivo para o próximo ano seja ir além do décimo e último lugar de 2024. "Também não se pode simplesmente esperar até 2030 para ser o melhor, você precisa escalar a montanha para estar no topo. Será importante, no próximo ano, fazer melhor do que em 2024, e no ano seguinte também", reforçou Binotto.

Ex-chefe da Ferrari, o italiano deixou a Ferrari no fim de 2022 sob muitas críticas pela sua gestão, mas já havia construído um importante currículo como engenheiro, sobretudo no setor de motores, feito pelo qual é até hoje reconhecido.

Na chegada à Sauber, anunciada em meados de 2024, Binotto avaliou que os esforços da equipe estavam voltados apenas para 2026, quando a parceria com a Audi será efetivada, o que prejudicou o desempenho na temporada recentemente - finalizada com só quatro pontos.

Créditos: Das agências São Paulo