Flamengo enfrenta o Estudiantes pelas quartas da Libertadores
Rubro-Negro fará o jogo de ida das quartas de final no Maracanã nesta quinta-feira
Por Luciano Neves

O Flamengo é apontado como um dos grandes favoritos ao título da Libertadores da América. Inclusive, a edição de 2025 pode proporcionar ao torcedor rubro-negro uma saborosa coincidência. Neste ano, a grande final será no Estádio Monumental de Lima, no Peru, no dia 29 de novembro. Em 2019, o Flamengo faturou o bicampeonato da Liberta justamente neste local, ao derrotar o River Plate.
Inclusive, o River Plate até pode ser novamente o adversário do Flamengo na decisão deste ano. Aliás, os times argentinos estão no caminho do Rubro-Negro. Nesta quinta-feira (18), o time faz o jogo de ida das quartas de final contra o Estudiantes da Argentina. A partida de ida desta etapa da competição será no Maracanã, às 21h30. Isso porque, o Flamengo foi o segundo colocado no Grupo C da competição. Já o Estudiantes foi o líder do Grupo A, que também tinha o Botafogo. Desse modo, o Rubro-Negro fará o jogo de volta na Argentina, na próxima quinta-feira (25). Na fase anterior, o Flamengo passou com autoridade pelo Internacional e venceu os dois jogos: 1 a 0 no Maracanã e 2 a 0 no Beira-Rio. Já o Estudiantes passou pelo Cerro Porteño do Paraguai com uma vitória por 1 a 0 fora e um empate sem gols na volta. Quem passar desse confronto irá enfrentar o vencedor do duelo argentino entre Racing e Vélez Sarsfield. O Racing está em vantagem já que venceu o jogo de ida por 1 a 0.
Filipe Luís pode seguir fazendo história no Flamengo. Em 2019, ele foi campeão da Libertadores como atleta do clube. E agora pode vencer o torneio como treinador. Por isso, o jovem técnico tem tratado o duelo contra o Estudiantes como um dos mais importantes da temporada. “Você fala bem quando você diz que é o jogo mais importante do ano. Para mim, é. Dado o valor das quartas da Libertadores contra o Estudiantes. Depois de uma temporada incrível que estamos fazendo, claro que é o jogo mais importante do ano”, projetou Filipe Luís.
Riscos?
O Flamengo terá um desafio de peso diante do Estudiantes, adversário das quartas de final da Copa Libertadores da América 2025. O time argentino vem mostrando força ofensiva na competição em um período específico dos jogos: foram 12 gols marcados, sendo quatro deles nos 15 minutos finais do primeiro tempo, um detalhe que liga o sinal de atenção para a defesa rubro-negra. Em contrapartida, a defesa do Flamengo apresenta um desempenho sólido na Libertadores, o que pode ser uma resposta para as ações ofensivas do Estudiantes. Em oito jogos, o time levou apenas 3 gols.
Rossi
O goleiro Agustín Rossi, do Flamengo, irá enfrentar a sua ex-equipe na Libertadores. Ele destacou a dificuldade da partida e a importância de aproveitar o mando de campo no primeiro jogo. “Eu joguei lá, sei o que é a Libertadores para o Estudiantes, não tem jogo fácil na competição, seja na Argentina, na Venezuela, no Equador, no país que seja. Sabemos da dificuldade de cada jogo. Dentro de campo são 11 contra 11, com questões táticas, técnicas e físicas envolvidas", afirmou o argentino.
Rossi tem bastante experiência e, aos 30 anos, já passou por várias equipes. No futebol argentino, jogou no Chacarita Juniors, Estudiantes, Defensa y Justicia, Boca Juniors e Lanús. Também atuou no Antofagasta do Chile e no Al-Nassr da Arábia Saudita, antes de fechar com o Flamengo.
Na visão do goleiro, a meta é vencer o jogo de ida para levar a vantagem para a partida de volta na semana que vem. “Vai ser um jogo muito disputado, físico. Teremos a vantagem de jogar em casa o primeiro confronto, agora é tentar fazer uma grande partida aqui e ficar com muita chance de conseguir essa vaga na Argentina”, completou o arqueiro.
Créditos: Luciano Neves