Verdão encara o River pelas quartas da Libertadores
O Palmeiras vem de uma goleada sobre o Internacional pelo Brasileiro e ainda está invicto na Libertadores
Por Luciano Neves

River Plate e Palmeiras se enfrentam nesta quarta-feira (17), no Monumental de Núñez, em Buenos Aires, na Argentina. A partida, válida pela ida das quartas de final da Libertadores, está agendada para às 21h30. O Verdão busca se manter invicto na competição. Com 100% de aproveitamento na fase de grupos, o Verdão soma até aqui sete vitórias e um empate. Nas oitavas de final, eliminou o Universitario do Peru por 4 a 0 no agregado. Suspenso na goleada por 4 a 1 sobre o Internacional, pelo Brasileirão, o técnico Abel Ferreira poderá contar com força máxima para o confronto. A única baixa é o atacante Paulinho, que passou por cirurgia na tíbia da perna direita em julho deste ano e só deve retornar aos gramados em 2026. Por outro lado, os recém-contratados Andreas Pereira, Carlos Miguel e Jefté, já inscritos na Libertadores, treinaram junto ao restante do elenco e devem viajar com a delegação.
O River Plate também tenta preservar a invencibilidade. A equipe comandada por Marcelo Gallardo acumula três vitórias e cinco empates. Nas oitavas de final, eliminou o Libertad do Paraguai, nos pênaltis, após empatar os duelos de ida e volta. O treinador do River, porém, não poderá contar com o meia Giuliano Galoppo, ex-São Paulo. O atleta, expulso no confronto de volta das oitavas, terá que cumprir suspensão.
Retrospecto
O Palmeiras apresenta retrospecto positivo na história da Copa Libertadores contra o River Plate, já que nunca foi eliminado pelo time argentino em confrontos de mata-mata. Em duas oportunidades distintas, separadas por mais de 20 anos, o Verdão se classificou em ambas. O primeiro embate ocorreu em 1999, na semifinal da competição. O River até venceu a partida de ida por 1 a 0, com tento de Sergio Berti, no Estádio Monumental de Núñez. Porém, no antigo Palestra Itália, o time comandado por Luiz Felipe Scolari aplicou um convincente 3 a 0, com dois gols de Alex e um de Roque Júnior, para reverter o prejuízo e garantir vaga na final. Posteriormente, o Verdão levantou sua primeira taça de Libertadores ao bater o Deportivo Cali, nos pênaltis, após empate por 2 a 2 no placar agregado. Mais de duas décadas depois, os caminhos de Palmeiras e River Plate voltaram a se cruzar — desta vez, na semifinal da edição de 2020.
No jogo de ida, disputado no Estádio Libertadores de América (casa temporária do River devido a reformas no Monumental), o time brasileiro não tomou conhecimento do adversário e venceu por 3 a 0, com gols de Rony, Luiz Adriano e Matías Viña. Na partida de volta, disputada no Allianz Parque, os argentinos até assustaram ao vencerem por 2 a 0, com gols de Robert Rojas e Rafael Borré, mas o placar agregado de 3 a 2 foi suficiente para garantir a classificação do Palmeiras, que, mais uma vez, seguiu rumo à final da competição. A campanha foi coroada com o bicampeonato da Libertadores, desta vez contra o Santos, no Maracanã, com gol de Breno Lopes.
Brasileiros
Nesta fase de quartas de final da Libertadores da América são três clubes brasileiros, quatro argentinos e um representante do Equador. Logo, pode ser formar uma nova final brasileira. Isso porque, quem passar do confronto entre Palmeiras e River Plate irá cruzar com o vencedor do confronto entre LDU e São Paulo. Os dois times fazem o jogo de ida nesta quinta (18). Também amanhã, o Flamengo faz o jogo de ida contra o Estudiantes da Argentina. Logo, se os três brasileiros avançaram no torneio é grande a possibilidade de uma nova final brasileira. Mas existe também a chance de um final argentina, já que as quartas contam com quatro representantes do país vizinho.
Créditos: Gazeta Esportiva