GCAST

Bolsonaro celebra apoio explícito de Trump: “Obrigado por existir”

Ex-presidente dos EUA acusa Brasil de perseguir Bolsonaro e pede fim do julgamento no STF

Por Gazeta do Paraná

Bolsonaro celebra apoio explícito de Trump: “Obrigado por existir”

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) celebrou nas redes sociais o apoio público do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta segunda-feira (7). Trump saiu em defesa de Bolsonaro, acusando o Brasil de fazer uma “coisa terrível” em seu tratamento com o ex-presidente brasileiro e criticando o julgamento em curso no Supremo Tribunal Federal (STF).

Na publicação, Bolsonaro afirmou ter recebido “com muita alegria” a mensagem de Trump. O ex-presidente destacou a parceria entre ambos durante os dois anos em que estiveram no poder, ressaltando a defesa conjunta dos interesses de seus países e da liberdade. “Agradeço ao ilustre presidente e amigo. V. Exa. passou por algo semelhante. Foi implacavelmente perseguido, mas venceu para o bem dos Estados Unidos e dezenas de outros países verdadeiramente democráticos. Sua luta por paz, justiça e liberdade ecoa por todo o planeta. Obrigado por existir e nos dar exemplo de fé e resiliência”, escreveu Bolsonaro em sua conta no X.

Réu no Supremo Tribunal Federal (STF), acusado de envolvimento em suposta trama golpista, e inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bolsonaro classificou o processo que enfrenta como “uma aberração jurídica (Lawfare)” e “clara perseguição política, já percebida por todos de bom senso”.

No mesmo dia, Trump utilizou sua rede Truth Social para atacar as autoridades brasileiras e demonstrar solidariedade a Bolsonaro. Segundo Trump, o Brasil está sendo injusto com o ex-presidente. Ele também comparou a situação de Bolsonaro com sua própria trajetória, dizendo que ambos são vítimas de uma “caça às bruxas” política. “O Brasil está fazendo uma coisa terrível em seu tratamento com o ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele não é culpado de nada, exceto por ter lutado pelo povo”, escreveu Trump.

O presidente norte-americano também criticou a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmando que a disputa foi “muito apertada” e que Bolsonaro “está liderando nas pesquisas”. Trump concluiu dizendo que seguirá acompanhando de perto o caso do ex-presidente brasileiro, cobrando: “Deixem Bolsonaro em paz”.

Acesse nosso canal no WhatsApp