RESULT

Você sabia? UPA Tancredo Neves tem atendimento odontológico emergencial em Cascavel

Consultório odontológico emergencial da UPA Tancredo já realizou mais de mil atendimentos noturnos e em feriados desde sua implantação

Por Gabriel Porta

Você sabia? UPA Tancredo Neves tem atendimento odontológico emergencial em Cascavel Créditos: Secom/Divulgação

Desde que foi implantado, o consultório odontológico emergencial da UPA Tancredo Neves já realizou mais de mil atendimentos em Cascavel. O serviço, voltado exclusivamente para casos de urgência e emergência, funciona durante as madrugadas - 22h às 7h - nos dias úteis e 24 horas aos fins de semana e feriados, oferecendo alívio imediato à população que sofre com dores intensas causadas por problemas bucais.

O serviço é inédito na rede pública da cidade e tem se destacado pela resolutividade, acolhimento e acesso democrático. De acordo com a Secretaria de Saúde de Cascavel, o consultório está equipado com todos os recursos utilizados também nas unidades básicas de saúde e conta com uma equipe de sete profissionais. “O paciente será acolhido por profissionais capacitados, com a estrutura necessária e o cuidado que a situação exige. Nosso compromisso é com a resolutividade e a dignidade”, afirma o gerente.

Os principais tipos de urgência registrados no local envolvem dor intensa e súbita provocada por cárie (pulpite), infecções dentárias, traumas causados por quedas — especialmente em crianças —, hemorragias decorrentes de extrações e abscessos. Casos como esses exigem atendimento imediato e muitas vezes não podem esperar pelo horário de expediente das unidades básicas ou pela disponibilidade de clínicas privadas. 

O cirurgião dentista Shady Adnan Yassine, gerente da Divisão de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Cascavel, explica que o serviço atende pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos. Segundo ele, o objetivo é proporcionar alívio imediato para quem sente dor, em qualquer hora do dia ou da noite.

“O nosso desafio é fazer com que a população entenda que saúde começa pela boca. E quando falamos de urgência odontológica, falamos de dor, de sofrimento real. Historicamente, Cascavel precisava de um serviço assim, que oferecesse esse acesso fora do horário comercial, já que as unidades de saúde, clínicas e consultórios têm horários restritos”, afirmou. 

O foco do serviço está exclusivamente nas urgências e emergências. Após serem atendidos, os pacientes são orientados a procurar a unidade de saúde do seu bairro para continuar o tratamento e resolver o problema de forma definitiva.

O horário do início do atendimento – às 22h – foi pensado estrategicamente. Segundo o gerente, há uma unidade básica de saúde, a do bairro Nova Cidade, que oferece atendimento odontológico até às 22h. Com isso, o consultório da UPA Tancredo Neves assume o plantão logo em seguida, garantindo que não haja lacunas no atendimento noturno. Além do atendimento de qualidade, o consultório também representa um ganho social importante. “Muitos trabalhadores que antes precisavam esperar até a segunda-feira, agora conseguem atendimento sem prejuízo ao trabalho. Pais conseguem levar os filhos de madrugada, e a dor não precisa mais esperar”, avalia.

Crianças

Um dos públicos que mais se beneficia do consultório odontológico de urgência são as crianças. Casos de quedas com avulsão de dentes, traumas durante brincadeiras e dores inesperadas são comuns nesse grupo. “É muito comum recebermos crianças com traumas dentários, principalmente aos finais de semana. E para os pais, saber que existe esse serviço disponível é um alívio”, relata o gerente.

Shady também destaca que, além do alívio imediato da dor, o atendimento emergencial evita complicações maiores. “Um abscesso não tratado pode se tornar uma infecção grave. Uma hemorragia após extração pode causar sérias consequências. Ter esse suporte imediato reduz riscos e evita agravamentos que poderiam evoluir para situações mais complexas”, explica.

Como funciona o atendimento

O sistema é rápido e desburocratizado. Ao chegar à UPA Tancredo Neves durante a madrugada com uma queixa odontológica, o paciente é acolhido pela equipe administrativa e passa por uma pré-consulta para verificação dos sinais vitais. Nesse momento, o consultório de plantão é acionado.

“É um atendimento sob regime de sobreaviso. Isso significa que não há fila de espera tradicional, nem demora de horas como em outros serviços. O tempo que o paciente vai aguardar é apenas o necessário para que a equipe chegue à UPA. E isso ocorre rapidamente”, esclarece Shady.

Uma vez presente, o profissional realiza a anamnese avalia o quadro clínico e inicia o atendimento para aliviar a dor e tratar a urgência. A depender da situação, pode haver prescrição de medicamentos, procedimentos simples e orientações detalhadas. “E o mais importante: o paciente sai dali com todas as informações para, no dia seguinte, procurar sua unidade de referência e dar continuidade ao tratamento com sua equipe de saúde bucal.”

O serviço da UPA Tancredo Neves tem se consolidado como referência e vem ganhando reconhecimento popular e institucional. “É algo novo, mas extremamente necessário. Já mostrou seu valor com mais de mil atendimentos e com a satisfação da população. É um avanço na saúde pública de Cascavel”, finaliza Shady.