Vereadores denunciam demora de até 2027 para consultas em Ponta Grossa
Parlamentares relatam filas nas UBSs, criticam a falta de atendimento e defendem medidas para reduzir o tempo de espera dos pacientes
Por Valéria Mendes
Créditos: Prefeitura de Ponta Grossa
Nesta quarta-feira (25), vereadores denunciaram a demora para consultas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Ponta Grossa. Segundo os parlamentares, há pacientes com consultas agendadas para outubro e, em alguns casos, até para 2027.
A saúde foi um dos principais temas debatidos na Câmara Municipal em decorrência da nova lei que estabelece o prazo máximo de 48 horas para a internação de pacientes no município. O vereador Ede Pimentel (PDT) relatou que, em 2022, apresentou um projeto de lei que estabelecia um tempo máximo de espera para consultas com clínicos gerais nas unidades básicas de saúde, mas a proposta foi vetada pela Prefeitura.
A vereadora Joce Canto trouxe relatos de pacientes que enfrentam essas situações, o que incentivou Ede a reformular o projeto. A iniciativa recebeu apoio de outros vereadores, que reforçaram os discursos sobre a superlotação e a falta de atendimento. “Eu recebi muitas críticas quando apresentei esse projeto, porque enfermeiras e auxiliares me chamavam nas redes sociais e diziam: ‘Vereador, você não sabe a nossa realidade, nós não conseguimos suprir tudo isso’. Eu entendo, mas, ao mesmo tempo, nós temos que entender a realidade da nossa população, que tanto necessita”, afirmou.
O tema deve continuar em debate na Câmara com possíveis projetos que possam alavancar a qualidade no atendimento nas unidades de saúde de Ponta Grossa.
Créditos: Redação
