Um time, dois jogos e grandes decisões. Cascavel encara o Uberlândia e Sub-20 busca o título
Cascavel recebe o Uberlândia neste sábado (26) pela última rodada da Série D. Time de Tcheco joga pelo empate para se classificar
Por Luciano Neves

A torcida do Futebol Clube Cascavel estará com as atenções divididas na tarde deste sábado (26). Isso porque duas equipes estarão em atividade praticamente no mesmo horário em jogos decisivos. A Serpente Aurinegra, comandada pelo técnico Tcheco, terá pela frente o Uberlândia, às 16 horas, pela última rodada da Série D do Campeonato Brasileiro. Um pouco antes, às 15h30, o time Sub-20 do Cascavel, comandado pelo técnico Cesar Bueno, fará a grande final do Campeonato Paranaense da categoria diante do Athletico-PR. Os dois jogos, quase simultâneos, serão em locais diferentes. O time principal do Cascavel recebe o time mineiro no Estádio Olímpico Regional. E o time Sub-20 encara o Furacão dentro da Ligga Arena, em Curitiba. O desejo da torcida aurinegra é que este sábado, dia 26 de julho, seja um sábado histórico com comemoração dupla.
O duelo do Cascavel contra o Uberlândia ainda não vale taça, diferente do confronto dos garotos do Sub-20. Mas é uma partida altamente decisiva, que vale a sequência do time de Tcheco na Série D e até o calendário nacional para 2026. Neste ano, a Serpente Aurinegra teve uma campanha abaixo do esperado no Estadual e não conseguiu avançar para o mata-mata. Logo, não garantiu a classificação para a Série D do ano que vem. Isso significa que o Cascavel só terá um calendário nacional em 2026 se conseguir o acesso para a Série C. Na prática, restam sete partidas para essa meta. No entanto, o Cascavel só poderá pensar na próxima fase da Série D se triunfar no jogo deste sábado.
A situação é favorável diante da equipe mineira. O Cascavel ocupa o quarto lugar na tabela de classificação com 18 pontos, dois a mais que o Uberlândia, que aparece no quinto lugar. Os dois times fazem esse confronto direto pela última vaga no Grupo A7. Nessa chave, a Inter de Limeira lidera com 30 pontos, seguida por Goiatuba e Cianorte, com 19, todos classificados. O empate é suficiente para o time de Tcheco, mas só garante a quarta colocação. A vitória pode colocar a Serpente Aurinegra até na segunda colocação. Mas, para isso, o Cascavel dependerá de tropeços dos concorrentes. Se vencer o Uberlândia, o time de Tcheco precisará que Goiatuba e Cianorte não vençam seus jogos. O Goiatuba, com quem o Cascavel jogou na rodada passada e empatou sem gols, tem um compromisso complicado justamente contra a líder Inter, em Limeira. A Inter, comandada pelo técnico Ademir Fesan, é dona da melhor campanha da Série D e só depende de si para confirmar essa condição. O Cianorte tem um compromisso um pouco mais confortável e visita o eliminado Operário do Mato Grosso do Sul. Todos os jogos da última rodada serão às 16 horas.
Os quatro classificados do Grupo A7 enfrentarão os quatro classificados do Grupo A8. Na chave envolvendo times do sul do país, a situação já está definida. Estão garantidos no mata-mata. Os catarinenses Barra, Joinville e Marcílio Dias. E o gaúcho São José. O Barra lidera com 26 pontos, seguido pelo Zequinha, com 26. Os dois duelam pela primeira posição e é grande a possibilidade de um deles cruzar o caminho do Cascavel na segunda fase. O Barra recebe o Brasil de Pelotas e só depende de si para confirmar a ponta. O São José joga em casa contra o também classificado Marcílio Dias, quarto colocado com 20 pontos. O Joinville é o terceiro com 21 e visita o Guarany de Bagé. Os jogos do Grupo A8 serão no domingo (27), às 16 horas.
Histórico
Esta é a sexta participação seguida do Cascavel na Série D. Nas três primeiras, duas delas com Tcheco como treinador, em 2021 e 2021, o time passou pela frase de grupos, mas foi eliminado no primeiro mata-mata que teve pela frente. Nos dois anos anteriores, o Cascavel teve campanhas ruins na Série D. Em 2023 e 2024 não conseguiu avançar para o mata-mata. Caso garanta a vaga este ano, o time terá três fases eliminatórias para chegar nas semifinais e se garantir na Série C do ano que vem.
Sub-20
O time Sub-20 do Cascavel fará neste sábado o jogo de volta da decisão do Campeonato Paranaense da categoria. Na partida de ida, no domingo passado, no Olímpico, os garotos do técnico Cesar Bueno empataram em 1 a 1 com o Athletico-PR. Ou seja, quem vencer o jogo na Ligga Arena fatura o título do Estadual. No caso da base cascavelense será uma conquista inédita. Em 2017, o Cascavel Sub-19 também foi finalista da categoria e ficou com o vice-campeonato. De qualquer modo, o time Sub-20 do Cascavel garantiu um calendário mais avantajado. Por ter chegado nas semifinais do Estadual deste ano, o clube irá disputar a Copa Sul ainda este ano. Já em 2026 volta a disputar a Copa São Paulo de futebol júnior. E no ano que vem também terá a inédita disputa da Copa do Brasil Sub-20, vaga que veio por ter chegado na final do Paranaense deste ano.
Créditos: Luciano Neves
