Domínio dos Colett na Fórmula Truck em Cascavel
A última etapa do calendário definiu os campeões das duas categorias
Por Luciano Neves
Créditos: Tiago Guedes/Velocidade Cascavel
Uma situação curiosa chamou a atenção no último fim de semana, no Autódromo Zilmar Beux. Um garotinho, de mais ou menos cinco anos, guiando um caminhãozinho pela área de box durante a visitação do público na etapa da Fórmula Truck. Foi uma comprovação que a paixão pelos caminhões de corrida vem de berço. E quando falamos do Autódromo Internacional de Cascavel, essa relação fica ainda maior. Isso porque a Fórmula Truck nasceu aqui. E realçou a intimidade com Cascavel. Afinal de contas, pelo quarto ano seguido, a Fórmula Truck fez a etapa de encerramento no Zilmar Beux, justamente a etapa de definição dos campeões.
Se bem que foi uma etapa um pouco diferente das demais. Nesse novo momento da Fórmula Truck foi a primeira vez que a categoria teve uma corrida em Cascavel sem Pedro Muffato. Logo, a torcida de Cascavel e região adotou Duda Conci, piloto de Cafelândia, que tinha a chance de ser campeão da F-Truck, a categorias dos caminhões com bombas injetoras.
Mas mesmo com a ausência de Pedro Muffato foi possível perceber as muitas lembranças do experiente piloto. No caso da equipe da família Colett, de Casca, no Rio Grande do Sul, eles têm dois caminhões que foram de Muffato. Um deles inclusive foi vencedor em Cascavel. Mas o fim de semana foi perfeito para a equipe que veio de Casca, no Rio Grande do Sul. Diego Colett, concorrente de Conci pelo título, foi o campeão da categoria F-Truck com vitória na última etapa.
Diego Colett somou mil pontos. Márcio Rampon foi o vice-campeão, com 890 pontos, ao passo que o Duda Conci fica com o terceiro lugar, com 850 pontos. Colett venceu cinco das nove etapas disputadas e pontuou em todas as etapas. Ele ganhou as etapas de Rivera (Uruguai), Campo Grande (MS), Santa Cruz do Sul (RS), Guaporé (RS) e Cascavel (PR).
Ele explicou que, na temporada de 2026, que inicia no dia 1º de fevereiro, em Interlagos, Colett irá guiar na categoria dos eletrônicos. Logo, irá dividir o grid com o irmão Douglas Colett. Inclusive, Douglas, com o caminhão que foi de Muffato, venceu a última prova da categoria em Cascavel. Mas o segundo lugar rendeu o título para o gaúcho Rafael Fleck. No ano passado, ele havia vencido a categoria pela primeira vez. E agora conquistou o bicampeonato.
Com isso, Rafael Fleck passa a integrar o clube dos bicampeões da Fórmula Truck. Ele se iguala ao pai Jorge Fleck, que também é bicampeão da Fórmula Truck, tendo sido campeão das temporadas de 1999 e 2000. Ele somou 845 pontos, contra 770 do vice-campeão Túlio Bendo. “Estava focado em ser campeão. Estou muito feliz em chegar ao mesmo número de títulos de meu pai. Este título é fruto do trabalho que desenvolvemos ao longo da temporada, é de toda a equipe, que trabalhou com afinco e unida”, destacou Rafael Fleck.
Créditos: LUCIANO NEVES
