Trump dispara contra Elon Musk após anúncio de novo partido: “Fora dos trilhos”

Bilionário lança Partido América e promete romper com o sistema bipartidário dos EUA; Trump reage com críticas e acusa Musk de ser “democrata”

Por Gazeta do Paraná

Trump dispara contra Elon Musk após anúncio de novo partido: “Fora dos trilhos”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou as redes sociais para atacar o bilionário Elon Musk após o anúncio da criação de um novo partido político norte-americano, o Partido América. Na postagem feita neste domingo (7), Trump declarou que o antigo aliado está “fora dos trilhos” e afirmou que o terceiro partido seria responsável por “desordem e caos completos e totais” nos Estados Unidos.

“Estou triste ao ver Elon Musk sair completamente dos trilhos, basicamente se tornando um desastre nas últimas cinco semanas. (…) A única coisa para a qual os terceiros partidos servem é para criar desordem e caos completos e totais”, escreveu Trump em sua conta na Truth Social.

Ruptura e ataques

A relação entre Trump e Musk ficou estremecida desde maio, quando o bilionário passou a criticar o projeto orçamentário do presidente, chamando-o de “abominação repugnante”. Segundo Musk, o pacote de medidas, aprovado pelo Congresso dos EUA, vai aumentar em cerca de US$ 3,3 trilhões a dívida pública do país.

Em resposta às críticas, Trump chegou a cogitar publicamente a possibilidade de deportar Musk, que possui cidadanias sul-africana, norte-americana e canadense.

O anúncio do novo partido ocorreu no sábado (6) e marca a tentativa de Musk de romper com o sistema bipartidário dos Estados Unidos, atualmente dividido entre o Partido Democrata e o Republicano.

Fim do apoio aos veículos elétricos

Segundo Trump, um dos principais motivos do rompimento foi a retirada de incentivos à indústria de veículos elétricos, setor no qual Musk é um dos principais empresários mundiais. “É um ótimo projeto, mas, infelizmente para Elon, elimina o ridículo Mandato de Veículos Elétricos (VE), que teria forçado todos a comprar um carro elétrico em um curto espaço de tempo”, ironizou o presidente.

Trump também afirmou que Musk teria tentado emplacar um amigo “democrata de sangue azul” no comando da Nasa, reforçando a acusação de que o empresário não é leal ao Partido Republicano.

As bandeiras do novo partido de Musk

Ao anunciar o Partido América, Musk apresentou possíveis propostas centrais para a legenda:

• Redução da dívida pública com gastos responsáveis

• Modernização das forças armadas com inteligência artificial e robótica

• Menos regulamentação, especialmente em energia

• Liberdade de expressão e políticas pró-natalistas

• Estímulo à tecnologia e aceleração da IA

• Políticas de centro em outros temas

A nova legenda pode acirrar a disputa política nos Estados Unidos e representa mais um capítulo da rivalidade crescente entre Donald Trump e Elon Musk.

Acesse nosso canal no WhatsApp