Trump assina decreto que impõe tarifa recorde de 50% sobre importações brasileiras a partir de agosto

Decreto da Casa Branca cita ameaça à segurança nacional dos EUA e acusa o governo brasileiro de violar direitos humanos e perseguir opositores

Por Gazeta do Paraná

Trump assina decreto que impõe tarifa recorde de 50% sobre importações brasileiras a partir de agosto Créditos: Arquivo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quarta-feira (30) um decreto que impõe uma tarifa adicional de 40% sobre produtos brasileiros, elevando o total da taxa de importação para 50%, informou a Casa Branca. A medida entra em vigor em 1º de agosto e atinge em cheio setores estratégicos, como o etanol, cuja tarifa saltará de 12,5% para 52,5%.

Segundo o comunicado oficial, a decisão foi tomada para "lidar com as políticas, práticas e ações recentes do governo brasileiro que constituem uma ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional, à política externa e à economia dos Estados Unidos". Trump acusa o Brasil de promover “ataques insidiosos” contra eleições livres e a liberdade de expressão nos EUA.

A nota cita diretamente o ministro Alexandre de Moraes, do STF, responsabilizando-o por ações de censura e intimidação, além de congelamento de ativos de empresas americanas. O processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro também é apontado como exemplo de perseguição política promovida pelo governo brasileiro.

Acesse nosso canal no WhatsApp