Ponto 14

Trincheira do Cascavel Velho avança e é aprovada pelo Dnit

Com a aprovação do DNIT e os R$ 20 milhões garantidos, o viaduto do Cascavel Velho avança para a fase de licitação

Por Gabriel Porta Martins

Trincheira do Cascavel Velho avança e é aprovada pelo Dnit Créditos: Secom/Divulgação

A construção do viaduto do Cascavel Velho, um projeto aguardado há décadas em Cascavel, está mais próxima de se concretizar. Após articulação do governo municipal, o principal obstáculo foi superado: o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) emitiu parecer favorável à obra, que inclui um viaduto sobre a BR-277. O recurso de R$ 20 milhões, já garantido pelo Estado, viabiliza o início das obras, marcando um avanço significativo para a infraestrutura da região.

O prefeito Renato Silva explica que com essa liberação, a obra já poderá ser licitada. “O município encarou a situação e tomou a responsabilidade de resolver esse gargalo. É uma obra que tem nossa total atenção, pois trata-se da segurança da nossa população. Estamos trabalhando para iniciar a licitação o mais breve possível e executar o viaduto. A prefeitura tem a trincheira como prioridade, pois estamos falando de vidas. É mais que uma estrutura, é qualidade de vida e segurança para os cascavelenses. Como todo trabalho é coletivo, quero agradecer a todos os deputados, senadores e lideranças que abraçaram essa causa junto com o Município e também atuaram para tornar a obra possível”, afirma.

O viaduto vai ligar as Rua Munique, no bairro Cascavel Velho, à Rua Waldemar Casagrande, na área do Lago Municipal, além de alças de acesso à BR-277. Hoje, o principal acesso é o Trevo da Portal, que não atende totalmente às necessidades do fluxo intenso de veículos da rodovia.

O secretário de Serviços e Obras Públicas, Sandro Camilo Rocha Rancy, detalha que o processo está em pleno andamento. “Já estamos tratando internamente dentro da prefeitura, organizando toda a documentação para já abrir esse processo licitatório e iniciar essa obra tão importante”, pontua. Com o novo viaduto, mais de 65 mil moradores da região Sul, que aguardam há anos pela obra, serão impactados.

Na segunda-feira (24), o deputado federal Nelson Padovani (União Brasil) anunciou na Câmara dos Deputados a aprovação definitiva da obra pelo Dnit. Ele apresentou o documento oficial e destacou a importância da trincheira para a segurança e o desenvolvimento da região. "Essa obra vai transformar a região Sul de Cascavel, reduzindo os acidentes no Trevo da Portal e melhorando a mobilidade", afirmou Padovani.

Além da trincheira, Padovani anunciou a doação de 50 cadeiras de rodas motorizadas para a Secretaria Municipal de Assistência Social, atendendo a um pedido do vereador Hudson Moreschi (Podemos). A iniciativa reforça o compromisso com a inclusão e o bem-estar da população.

Uma Luta de Anos

A notícia da construção do viaduto trouxe alegria e alívio aos moradores do bairro Cascavel Velho. A Gazeta esteve no bairro para ouvir os relatos da comunidade, que há anos aguarda por essa conquista. Valdir da Lenha, líder comunitário e uma das principais vozes na luta pelo viaduto, falou sobre o sentimento de ver que projeto finalmente está próximo de se concretizar. "É um sentimento de conquista. Sempre falo em nome da população do bairro Cascavel Velho e da região Sul. Essa obra é de extrema necessidade, e agora estamos chegando ao fim dessa longa batalha", afirma Valdir, que, ao lado de outros líderes, dedicou anos à causa. Ele ressalta que o viaduto vai além da mobilidade: "A trincheira vai atender às forças de segurança, às ambulâncias e facilitar o acesso ao Lago Municipal e ao Parque Geológico. É uma vitória para toda a comunidade."

Robson Sartor, morador e representante do comércio local, também reforça a importância da obra para a região. "Esse viaduto vai ligar o Lago ao Cascavel Velho, reduzindo os acidentes e o congestionamento na BR-277 e no Trevo da Portal", explica. Ele lembra que a falta de infraestrutura adequada já resultou em tragédias, como o recente atropelamento fatal de um jovem. "Para nós, do comércio, e para os moradores, o viaduto é essencial. Vai melhorar o fluxo de veículos, a segurança e a qualidade de vida de todos", destaca Robson, celebrando o impacto positivo que a obra trará para a região.

Histórico
Em junho, o governador do Paraná anunciou a liberação de R$ 20 milhões para a obra, garantindo os recursos necessários. Logo após, os projetos técnicos foram protocolados na Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL) para aprovação e formalização do convênio. Em julho, com a aprovação dos projetos e orçamentos, a SEIL e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) encaminharam o processo ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para anuência. Em agosto, a Superintendência do DNIT solicitou uma manifestação formal da prefeitura e a fundamentação conforme a Instrução Normativa Nº 47/2021, que exige a aprovação da Diretoria de Planejamento e Pesquisa em Brasília. A Prefeitura cumpriu os requisitos e protocolou a documentação exigida.

Em outubro, a Procuradoria Federal Especializada (PFE/AGU) emitiu um parecer sobre o processo, e a Superintendência do DNIT solicitou complementações e a elaboração de documentos adicionais. Em novembro, mês decisivo para a oficialização da obra, o Plano de Trabalho foi enviado ao DNIT para análise. Inicialmente, o departamento recusou a proposta, mas, após ajustes técnicos solicitados, o Plano de Trabalho foi reenviado. No dia 28 de novembro, o DNIT informou a aprovação do plano.