Timão recebe o Furacão em vantagem pelas quartas da Copa do Brasil
No jogo de ida, o Timão venceu por 1 a 0, em Curitiba, e tem a vantagem de joga pelo empate
Por Luciano Neves

A edição de 2025 da Copa do Brasil está afunilando. Nesta semana, serão definidos os quatro semifinalistas que seguirão na luta pelo título. Dois deles serão conhecidos nesta quarta-feira (10). Um dos confrontos das quartas de final é o duelo de campeões entre Corinthians e Athletico-PR. O Timão, tricampeão do torneio, faz o jogo de volta contra o Furacão, que venceu a Copa do Brasil, em 2019, com a vantagem de jogar pelo empate. Os dois times se enfrentam nesta quarta-feira (10), às 21h30, na Neo Química Arena. No jogo de ida, disputado na Ligga Arena no último dia 27 de agosto, o Timão venceu o Athletico-PR por 1 a 0. O gol alvinegro foi anotado por Gui Negão, aos 13 minutos da etapa final.
Com isso, o Corinthians tem a vantagem mínima no placar. O Timão, portanto, precisa de um simples empate para avançar às semifinais. Do outro lado, o Athletico-PR necessita de dois gols para vencer e garantir a classificação no tempo normal. Uma vitória do Furacão por 1 a 0 na Neo Química Arena levaria a um empate no placar agregado e, consequentemente, à decisão da vaga nos pênaltis. O vencedor deste duelo terá pela frente Cruzeiro ou Atlético-MG na semifinal da Copa do Brasil. O segundo duelo mineiro será nesta quinta-feira (11) e a Raposa tem boa vantagem, já que venceu o jogo de ida por 2 a 0.
Precaução?
Para o confronto, Dorival deverá poder contar com o importante retorno de Yuri Alberto, recuperado de uma cirurgia de hérnia inguinal. Já Matheuzinho volta após uma sobrecarga na coxa direita, enquanto Matheus Bidu também fica à disposição após cumprir suspensão. O Corinthians também treinou sem os atletas convocados para a Data Fifa, mas a diretoria alvinegra prepara uma força-tarefa para contar com os selecionados Hugo Souza, Memphis Depay, José Martínez, Félix Torres e Romero. Alguns deles podem ser preservados, mas a tendência é que todos fiquem à disposição no banco de reservas.
A única baixa certa do Corinthians para o jogo contra Furacão é o peruano André Carrillo, lesionado. Esta semana, o Timão fez um treinamento para uma eventual disputa de pênaltis.
Virada?
Dos oito times que está nas quartas de final, o Athletico-PR é o único que está na Série B do Brasileiro. Mas o Furacão vem de uma sequência positiva na segundona nacional com três vitórias seguidas. Esse desempenho aproximou o time do G-4 da Série B. Agora, o foco é chegar mais uma vez nas semifinais da Copa do Brasil. Para isso, terá que quebrar um retrospecto que não ajuda diante do Timão. Após perder a ida em casa para o Corinthians por 1 a 0, o Furacão precisará bater o Timão na Neo Química Arena, no jogo de volta. Entretanto, a equipe paranaense não vence o Alvinegro fora de casa há mais de 15 anos. A última vitória do Athletico-PR fora de casa, contra o Corinthians, foi no dia 3 de outubro de 2009, quando venceu o Timão no Pacaembu por 3 a 1, pelo Brasileirão. O Furacão marcou seus gols com Paulo Baier, Wallyson e Wesley. Jucilei descontou para o Timão.
Desde então, com o Corinthians na condição de mandante, as equipes se enfrentaram 14 vezes, com sete vitórias do Timão e sete empates. No último encontro entre os times em São Paulo, o Alvinegro venceu o Athletico-PR por 5 a 2 pelo Brasileirão, terminado com o Furacão rebaixado à Série B.
Créditos: Gazeta Esportiva