RESULT

É hora de ficar de olho nas seleções da Copa Africana de Nações

Adversário do Brasil na Copa do Mundo, o Marrocos é um dos favoritos ao título

Por Luciano Neves

É hora de ficar de olho nas seleções da Copa Africana de Nações Créditos: Gazeta Esportiva

É ano de Copa do Mundo. Ou seja, já estamos numa espécie de contagem regressiva para o maior mundial da história. Isso porque, a edição de 2026 será a primeira com 48 seleções. E esta será a primeira Copa com três países-sedes: Estados Unidos, México e Canadá.

O aumento no número de seleções provocou também o aumento no número de vagas por continente. A África tem a presença de nove seleções e pode chegar a dez, já que a República Democrática do Congo ainda irá disputar a repescagem mundial. Neste início de 2026, o futebol do planeta voltou os olhares justamente para a África, já que as seleções que estarão na América do Norte na metade do ano disputaram a Copa Africana de Nações. Das nove garantidas no Mundial apenas Gana e Cabo Verde não disputaram o torneio continental que está sendo realizado no Marrocos.

Aliás, o anfitrião da Copa Africana de Nações é também um dos favoritos ao título. E, obviamente, a comissão técnica da Seleção Brasileira, encabeçada por Carlo Ancelotti, está de olho nos marroquinos. Afinal de contas, eles serão os primeiros adversários do Brasil no Mundial de 2026. O Marrocos também se tornou a primeira seleção africana a chegar numa semifinal de Copa do Mundo. Fez isso no Catar, em 2022 com uma campanha épica. Na ocasião, a seleção marroquina foi a primeira colocada no Grupo F, ficando à frente da Croácia, que era então a vice-campeã mundial, e ajudou a eliminar a boa seleção da Bélgica na fase de grupos.

Nos mata-matas, o Marrocos derrubou duas seleções que eram consideradas favoritas ao título. Eliminou a Espanha nas oitavas nos pênaltis, após um empate sem gols, e derrotou Portugal nas quartas por 1 a 0, caindo para a França nas semifinais por 2 a 0.

Esse mesmo Marrocos teve mais resultados significativos após a Copa de 2022. Derrotou o Brasil num amistoso no início do ciclo do Mundial de 2026. E também foi campeão mundial na categoria Sub-20.

 

Copa Africana

Na Copa Africana de Nações, o Marrocos terá um jogo duro contra o tradicional Camarões. A partida das quartas será nesta sexta-feira (09), às 16 horas, no Estádio Moulay Abdellah. Ao contrário do Marrocos, Camarões, que uma das seleções mais tradicionais do continente africano, não conseguiu se classificar para o Mundial de 2026. Ou seja, aposta alto no torneio continental. Quem passar deste confronto cruza com o vencedor do duelo entre Argélia e Nigéria, que jogam neste sábado (10), às 13 horas, em Marrakech. A Argélia também é apontada como favorita na Copa Africana e se classificou para o Mundial de 2026. Já a Nigéria, de grande tradição no futebol mundial, fracassou e não vai para a Copa do Mundo. Logo, também quer o título da competição continental.

O jogo que abre a fase de quartas de final da Copa Africana de Nações será entre Mali e Senegal. O duelo será às 13 horas desta sexta, em Tanger. Esse é mais um confronto que coloca um time classificado para a Copa contra uma seleção que não avançou. Neste caso, Senegal é apontado como favorito e, quem passar do confronto, encara o vendedor do grande duelo entre Egito e Costa do Marfim, que jogam às 16 horas deste sábado. As duas equipes se garantiram no Mundial de 2026 e a Costa do Marfim ainda é a atual campeã africana.

 

Brasil x África

A Seleção Brasileira é cabeça de chave do Grupo C na Copa do Mundo de 2026 e a estreia será no dia 13 de junho contra o Marrocos, em Nova Jersey. A chave tem ainda o Haiti e a Escócia. Logo, pelo momento, a seleção marroquina é apontada como a mais difícil para os comandados de Carlo Ancelotti. Na história das Copas, o Brasil teve sete vitórias, uma delas sobre o mesmo Marrocos por 3 a 0, no Mundial de 1998. No entanto, no último confronto contra um africano, o Brasil foi derrotado. Já garantido para as oitavas de final no Mundial de 2022, o então técnico do Brasil, Tite, hoje no Cruzeiro, escalou um time alternativo na última rodada e foi derrotado por Camarões por 1 a 0. Esse também foi o time africano que mais cruzou o caminho brasileiro nas Copas. Ao todo, foram três confrontos. O Brasil derrotou Camarões por 3 a 0, na Copa de 1994, nos Estados Unidos, e também superou este adversário na Copa de 2014, disputada em casa: goelada de 4 a 1.

O primeiro africano que o Brasil enfrentou foi o Zaire, em 1974: vitória por 3 a 0. E a Seleção venceu outras três equipes que vão estar na Copa em 2026. Na edição de 1986, 40 anos atrás, o Brasil derrotou a Argélia por 1 a 0. Depois de ter vencido Camarões e Marrocos, cruzou com Gana, nas oitavas de final do Mundial de 2006, vinte anos atrás, na Alemanha, e venceu por 3 a 0. Quatro anos mais tarde, na Copa da África do Sul, em 2010, o Brasil fez 3 a 1 sobre a Costa do Marfim.

Créditos: LUCIANO NEVES Acesse nosso canal no WhatsApp