Cascavel estreia dentro no ‘ninho’ no Campeonato Paranaense
Serpente Aurinegra faz o primeiro jogo no Estadual contra o Azuriz nesta quinta-feira
Por Luciano Neves
Créditos: Brayan Brandão/Assessoria Cascavel
O Cascavel inicia nesta quinta-feira (08) a sua 12ª participação consecutiva na elite do Campeonato Paranaense. A Serpente Aurinegra faz parte desse seleto grupo desde 2015. Aliás, essa sequência é bem significativa para um representante do interior. Nesse mesmo período, além do Cascavel, apenas Londrina, Coritiba e Athletico-PR jogaram todos os estaduais. E a meta é melhorar o desempenho em jogos de estreia na competição. O primeiro compromisso é diante do Azuriz de Pato Branco. A partida será às 19 horas, no Estádio Olímpico Jacy Scanagatta. Em onze estreias nas edições anteriores do Estadual, o Cascavel conseguiu vencer em apenas três. Levou a melhor sobre o Azuriz, em 2021, fora de casa, derrotou o Rio Branco de Paranaguá em 2022 e levou a melhor sobre o Independente São Joseense em 2023, estas duas dentro do ‘ninho’. Nas outras oito estreias, o Cascavel teve três empates e cinco derrotas.
O curioso é que esta será a terceira estreia da Serpente Aurinegra contra o Azuriz. Em 2021, os dois times se enfrentaram em Pato Branco e o Cascavel venceu por 1 a 0. Já em 2024, o time de Pato Branco veio ao Estádio Olímpico e levou a melhor sobre a equipe cascavelense: 2 a 0.
Retrospecto
Em termos de Estadual, os números do embate favorecem o Cascavel. Foram cinco confrontos pelo com duas vitórias da Serpente Aurinegra, dois empates e apenas uma vitória do Azuriz. Na edição do ano passado, o Cascavel levou a melhor e derrotou o representante do sudoeste por 1 a 0, gol de Josiel, no Olímpico. Mas os dois times tiveram dois confrontos na Série D do Brasileiro de 2022, com duas vitórias do Azuriz, uma no Olímpico e outra em Pato Branco.
Cesar Bueno
O Cascavel acumula 146 jogos em onze participações na elite estadual. A equipe conseguiu 54 vitórias, 43 empates e sofreu 49 derrotas. Mas no último estadual, o desempenho da equipe ficou bem abaixo do esperado. A Serpente Aurinegra não conseguiu avançar para a segunda fase da competição e terminou no nono lugar. Inclusive, não conseguiu vencer os quatro últimos jogos que fez no Paranaense de 2025, com três derrotas e um empate. Foram dois resultados negativos dentro do Olímpico. E agora cabe ao técnico Cesar Bueno fazer o torcedor esquecer o mau desempenho no Estadual passado. Bueno teve trabalhos interinos no Paranaense de 2024 e na Série D do ano passado. E foi efetivado como treinador na Taça FPF do ano passado. “Agora é a hora de colocar em prática. Trabalhar muito na estratégia do jogo contra o Azuriz. E chegou a hora de estrear. Foram 45 dias de preparação, estamos preparados”, disse Bueno.
Neste ano, o Campeonato Paranaense será mais curto. O Cascavel faz parte do Grupo A e fará seis jogos contra os integrantes do Grupo B. Bueno também analisou o formato da competição. “Vai depender do que você construir dentro dessa tabela. Eu disputei poucas vezes um campeonato assim porque não é muito comum essa forma de disputa de um grupo contra o outro. Ou seja, você não enfrenta as equipes da mesma chave. Mas é uma fórmula interessante, emocionante para o torcedor porque você acaba não tendo aquele confronto direto e ter que torcer para os outros adversários. É um campeonato em que você não pode sofrer muito e nem ficar feliz após um resultado positivo. Tem que ter serenidade, controlar o ânimo em caso de vitória e também controlar o ânimo com a derrota. Isso porque é um campeonato muito rápido. Em vinte dias a gente termina a primeira fase”, disse.
Elenco
Em termos de elenco, o Cascavel conta com alguns atletas experientes remanescentes da temporada passada como Robinho, Geovane, Libano, Garraty e Pedro Peçanha. E tem o retorno do lendário goleiro André Luiz, decisivo na campanha do vice-campeonato em 2023. Com ele, a equipe conta com 14 reforços para a disputa do Estadual.
Azuriz
O Azuriz inicia a sua sexta participação seguida na primeira divisão do Campeonato Paranaense. Em três ocasiões, o time avançou para as quartas de final. Em 2021 e 2024 caiu para o Operário de Ponta Grossa. E no ano passado foi eliminado pelo Athletico-PR. Em 2025 foi o sétimo colocado na fase classificatória, o que lhe rendeu vaga na Série D deste ano. No ano passado, além de ter alcançado a fase de quartas de final do Estadual, a Gralha Azul também disputou a Série D, mas teve um desempenho ruim terminando na última posição do Grupo A8, mas foi finalista da Taça FPF, sendo superado pelo Cianorte na decisão. Para o estadual, o clube apostou no trabalho do técnico Everson Cerisoli, que, assim como Cesar Bueno, comandou as equipes de base do Azuriz.
Créditos: LUCIANO NEVES
